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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULO NÃO TRIPULADO E ENERGETICAMENTE EFICIENTE UTILIZANDO MECANISMO ROCKER-BOGIE E DIAGRAMA DE ACKERMAN
metadata.dc.creator: Ribeiro, Deivid Batista Sousa; Teles, Matheus Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Furriel, Geovanne Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ganzaroli, Cleber Asmar
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Luiz Alberto do
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Paulo Vinícius da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um veículo não tripulado com tração integral 6x6, destinado a operar em terrenos irregulares, com aplicações voltadas para automação agrícola e ambientes de difícil acesso. A metodologia envolveu a modelagem em 3D, a fabricação das peças por corte a laser, usinagem, eletroerosão a fio e impressão 3D, além da implementação da geometria de Ackermann no sistema de esterçamento. A estrutura foi construída com perfis de alumínio e componentes mecanicamente robustos, e a alimentação foi realizada por um sistema combinado de bateria estacionária de chumbo-ácido e painel fotovoltaico, visando eficiência energética e operação sustentável. Os resultados demonstraram boa estabilidade estrutural e eficiência na superação de terrenos irregulares e inclinações suaves em linha reta. No entanto, foram identificadas limitações importantes no sistema de direção, devido ao torque insuficiente dos servomotores, e no sistema de tração, com perda de aderência em terrenos gramados. Apesar dessas limitações, o sistema desenvolvido valida a aplicação do mecanismo rocker-bogie em ambientes terrestres e representa base promissora para estudos futuros em automação agrícola e exploração de terrenos de difícil acesso. As melhorias sugeridas, como a substituição dos motores por componentes mais robustos e a otimização estrutural, podem ampliar significativamente a eficiência e a aplicabilidade do veículo.
Abstract: This work presents the development of an unmanned vehicle with 6x6 all-wheel drive, designed to operate on irregular terrains, with applications focused on agricultural automation and hard-to-reach environments. The methodology involved 3D modeling, manufacturing components through laser cutting, machining, wire electrical discharge machining (EDM), and 3D printing, as well as implementing Ackermann geometry in the steering system. The structure was built using aluminum profiles and mechanically robust components, and the power supply was provided by a combined system of lead-acid stationary batteries and photovoltaic panels, aiming for energy efficiency and sustainable operation. The results demonstrated good structural stability and efficiency in overcoming irregular terrains and gentle inclines in straight-line motion. However, significant limitations were identified in the steering system due to insufficient torque of the servomotors and the traction system, with loss of adhesion on grassy surfaces. Despite these limitations, the developed system validates applying the rocker-bogie mechanism in terrestrial environments. It represents a promising foundation for future studies in agricultural automation and exploration of challenging terrains. Suggested improvements, such as replacing the motors with more robust components and optimizing the structural design, can significantly enhance the vehicle's efficiency and applicability.
Keywords: Veículo não tripulado
Mecanismo Rocker-Bogie
Geometria de Ackermann
Tração Integral 6x6
Fabricação Digital
Eficiência Energética
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA:ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOS
ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::PROCESSOS DE FABRICAÇÃO::ROBOTIZAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4994
Issue Date: 18-Dec-2024
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Elétrica



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