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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Furriel, Geovanne Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753867275070189pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ganzaroli, Cleber Asmar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006345437314171pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Luiz Alberto do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332652049796919pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Paulo Vinícius da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7662245385672395pt_BR
dc.creatorRibeiro, Deivid Batista Sousa; Teles, Matheus Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299117638237390pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T15:15:09Z-
dc.date.available2024-12-20-
dc.date.available2024-12-19T15:15:09Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4994-
dc.description.abstractThis work presents the development of an unmanned vehicle with 6x6 all-wheel drive, designed to operate on irregular terrains, with applications focused on agricultural automation and hard-to-reach environments. The methodology involved 3D modeling, manufacturing components through laser cutting, machining, wire electrical discharge machining (EDM), and 3D printing, as well as implementing Ackermann geometry in the steering system. The structure was built using aluminum profiles and mechanically robust components, and the power supply was provided by a combined system of lead-acid stationary batteries and photovoltaic panels, aiming for energy efficiency and sustainable operation. The results demonstrated good structural stability and efficiency in overcoming irregular terrains and gentle inclines in straight-line motion. However, significant limitations were identified in the steering system due to insufficient torque of the servomotors and the traction system, with loss of adhesion on grassy surfaces. Despite these limitations, the developed system validates applying the rocker-bogie mechanism in terrestrial environments. It represents a promising foundation for future studies in agricultural automation and exploration of challenging terrains. Suggested improvements, such as replacing the motors with more robust components and optimizing the structural design, can significantly enhance the vehicle's efficiency and applicability.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um veículo não tripulado com tração integral 6x6, destinado a operar em terrenos irregulares, com aplicações voltadas para automação agrícola e ambientes de difícil acesso. A metodologia envolveu a modelagem em 3D, a fabricação das peças por corte a laser, usinagem, eletroerosão a fio e impressão 3D, além da implementação da geometria de Ackermann no sistema de esterçamento. A estrutura foi construída com perfis de alumínio e componentes mecanicamente robustos, e a alimentação foi realizada por um sistema combinado de bateria estacionária de chumbo-ácido e painel fotovoltaico, visando eficiência energética e operação sustentável. Os resultados demonstraram boa estabilidade estrutural e eficiência na superação de terrenos irregulares e inclinações suaves em linha reta. No entanto, foram identificadas limitações importantes no sistema de direção, devido ao torque insuficiente dos servomotores, e no sistema de tração, com perda de aderência em terrenos gramados. Apesar dessas limitações, o sistema desenvolvido valida a aplicação do mecanismo rocker-bogie em ambientes terrestres e representa base promissora para estudos futuros em automação agrícola e exploração de terrenos de difícil acesso. As melhorias sugeridas, como a substituição dos motores por componentes mais robustos e a otimização estrutural, podem ampliar significativamente a eficiência e a aplicabilidade do veículo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Deivid Batista Sousa Ribeiro (deivid.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-12-19T14:54:40Z No. of bitstreams: 2 Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). Desenvolvimento de veículo não tripulado e energeticamente eficiente utilizando mecanismo rocker-bogie e diagrama de Ackermann.pdf: 20731473 bytes, checksum: 7478fbd6e2cbe76949a28884efef891f (MD5) Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). APÊNDICE A - DETALHAMENTOS E DIAGRAMAS.pdf: 1587351 bytes, checksum: 3c2f3a9c59d33f2c355ba5d18fbcaa6b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-12-19T15:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). Desenvolvimento de veículo não tripulado e energeticamente eficiente utilizando mecanismo rocker-bogie e diagrama de Ackermann.pdf: 20731473 bytes, checksum: 7478fbd6e2cbe76949a28884efef891f (MD5) Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). APÊNDICE A - DETALHAMENTOS E DIAGRAMAS.pdf: 1587351 bytes, checksum: 3c2f3a9c59d33f2c355ba5d18fbcaa6b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-19T15:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). Desenvolvimento de veículo não tripulado e energeticamente eficiente utilizando mecanismo rocker-bogie e diagrama de Ackermann.pdf: 20731473 bytes, checksum: 7478fbd6e2cbe76949a28884efef891f (MD5) Ribeiro, D. B. S., & Teles, M. S. (2024). APÊNDICE A - DETALHAMENTOS E DIAGRAMAS.pdf: 1587351 bytes, checksum: 3c2f3a9c59d33f2c355ba5d18fbcaa6b (MD5) Previous issue date: 2024-12-18en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículo não tripuladopt_BR
dc.subjectMecanismo Rocker-Bogiept_BR
dc.subjectGeometria de Ackermannpt_BR
dc.subjectTração Integral 6x6pt_BR
dc.subjectFabricação Digitalpt_BR
dc.subjectEficiência Energéticapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA:ELETRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRÔNICOSpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::PROCESSOS DE FABRICAÇÃO::ROBOTIZAÇÃOpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE VEÍCULO NÃO TRIPULADO E ENERGETICAMENTE EFICIENTE UTILIZANDO MECANISMO ROCKER-BOGIE E DIAGRAMA DE ACKERMANpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica



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