Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799
Tipo: Artigo de Evento
Título: PLATAFORMA ARDUÍNO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS - URUTAÍ
Autor(es): Santos, Bruna Ramos dos
Silva, Jocsã da
Ramos, Jorcivan Silva
Nunes, Mônica Isabel Canuto
Resumo: O trabalho proposto utilizou a plataforma Arduíno para a automação de uma ferramenta didática como recurso pedagógico no ensino de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí. Teve como objetivo contribuir no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e memória dos participantes da pesquisa e para auxiliar na disciplina de matemática. Foram feitas intervenções para acompanhar o comportamento de cada um. Aplicou-se um questionário aos educadores para avaliar a usabilidade e desempenho da ferramenta didática a fim de verificar se a mesma atendeu os requisitos esperados. Os resultados foram significativos denotando impactos positivos no processo de aprendizagem cognitiva, social e afetiva dos estudantes, potencializando o processo de inclusão.
Abstract: The proposed work used the Arduino platform for the automation of a didactic tool as a pedagogical resource in the teaching of students with Intellectual Disability (DI) at the Federal Goiano Campus-Urutaí Institute. It aimed to contribute in the process of developing the logical reasoning, attention and memory of the research participants and to assist in the discipline of mathematics. Interventions were made to monitor the behavior of each. A questionnaire was applied to educators to evaluate the usability and performance of the didactic tool in order to verify if it met the expected requirements. The results were significant denoting positive impacts on the cognitive, social and affective learning process of the students, enhancing the inclusion process.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Ferramenta Didática. Plataforma Arduíno.
Inclusive Education. Intellectual Disability. Didactic Tool. Arduino Platform.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799
Data do documento: 22-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Bruna Ramos dos Santos_Jocsã da Silva.pdfArtigo Completo2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.