Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Bruna Ramos dos | - |
dc.creator | Silva, Jocsã da | - |
dc.creator | Ramos, Jorcivan Silva | - |
dc.creator | Nunes, Mônica Isabel Canuto | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T23:12:27Z | - |
dc.date.available | 2020-01-01 | - |
dc.date.available | 2019-12-17T23:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-22 | - |
dc.citation.issue | 457 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799 | - |
dc.description.abstract | The proposed work used the Arduino platform for the automation of a didactic tool as a pedagogical resource in the teaching of students with Intellectual Disability (DI) at the Federal Goiano Campus-Urutaí Institute. It aimed to contribute in the process of developing the logical reasoning, attention and memory of the research participants and to assist in the discipline of mathematics. Interventions were made to monitor the behavior of each. A questionnaire was applied to educators to evaluate the usability and performance of the didactic tool in order to verify if it met the expected requirements. The results were significant denoting positive impacts on the cognitive, social and affective learning process of the students, enhancing the inclusion process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho proposto utilizou a plataforma Arduíno para a automação de uma ferramenta didática como recurso pedagógico no ensino de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí. Teve como objetivo contribuir no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e memória dos participantes da pesquisa e para auxiliar na disciplina de matemática. Foram feitas intervenções para acompanhar o comportamento de cada um. Aplicou-se um questionário aos educadores para avaliar a usabilidade e desempenho da ferramenta didática a fim de verificar se a mesma atendeu os requisitos esperados. Os resultados foram significativos denotando impactos positivos no processo de aprendizagem cognitiva, social e afetiva dos estudantes, potencializando o processo de inclusão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruna Ramos dos Santos (2015101211030122@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-17T22:58:44Z No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-17T23:10:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-12-17T23:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5) Previous issue date: 2019-05-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do III Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Ético- Raciais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Ferramenta Didática. Plataforma Arduíno. | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education. Intellectual Disability. Didactic Tool. Arduino Platform. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | PLATAFORMA ARDUÍNO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS - URUTAÍ | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_Bruna Ramos dos Santos_Jocsã da Silva.pdf | Artigo Completo | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.