Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bruna Ramos dos-
dc.creatorSilva, Jocsã da-
dc.creatorRamos, Jorcivan Silva-
dc.creatorNunes, Mônica Isabel Canuto-
dc.date.accessioned2019-12-17T23:12:27Z-
dc.date.available2020-01-01-
dc.date.available2019-12-17T23:12:27Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.citation.issue457pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/799-
dc.description.abstractThe proposed work used the Arduino platform for the automation of a didactic tool as a pedagogical resource in the teaching of students with Intellectual Disability (DI) at the Federal Goiano Campus-Urutaí Institute. It aimed to contribute in the process of developing the logical reasoning, attention and memory of the research participants and to assist in the discipline of mathematics. Interventions were made to monitor the behavior of each. A questionnaire was applied to educators to evaluate the usability and performance of the didactic tool in order to verify if it met the expected requirements. The results were significant denoting positive impacts on the cognitive, social and affective learning process of the students, enhancing the inclusion process.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto utilizou a plataforma Arduíno para a automação de uma ferramenta didática como recurso pedagógico no ensino de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí. Teve como objetivo contribuir no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção e memória dos participantes da pesquisa e para auxiliar na disciplina de matemática. Foram feitas intervenções para acompanhar o comportamento de cada um. Aplicou-se um questionário aos educadores para avaliar a usabilidade e desempenho da ferramenta didática a fim de verificar se a mesma atendeu os requisitos esperados. Os resultados foram significativos denotando impactos positivos no processo de aprendizagem cognitiva, social e afetiva dos estudantes, potencializando o processo de inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Ramos dos Santos (2015101211030122@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-17T22:58:44Z No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-17T23:10:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-17T23:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Plataforma Arduíno Como Recurso Pedagógico na Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí.pdf: 2941766 bytes, checksum: 51e92379279553cde007ca89b7ed54c5 (MD5) Previous issue date: 2019-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofAnais do III Congresso de Educação e Seminário de Educação e Relações Ético- Raciaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Ferramenta Didática. Plataforma Arduíno.pt_BR
dc.subjectInclusive Education. Intellectual Disability. Didactic Tool. Arduino Platform.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePLATAFORMA ARDUÍNO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS - URUTAÍpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_Bruna Ramos dos Santos_Jocsã da Silva.pdfArtigo Completo2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.