Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/646
Tipo: Dissertação
Título: OBJETOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÃO E USO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Título(s) alternativo(s): LEARNING OBJECTS: REFLECTION AND USE IN PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES
Autor(es): Gomes, Roberta Martins Mendonça
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira de
Primeiro Coorientador: Felício, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Lima, Emmanuela Ferreira de
Segundo Membro da Banca: Matos, Fernando Barbosa
Terceiro Membro da Banca: Costa, Renata Luiza da
Resumo: O avanço tecnológico e sua relevância no setor educacional surge como fator motivador para a presente pesquisa, uma vez que seu desenvolvimento foi fundamentado pela necessidade de buscar reflexões sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, em específico os objetos de aprendizagem-OA. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral verificar se objetos de aprendizagem estão sendo utilizados como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Especificamente objetivou-se identificar o conhecimento e a experiência que os professores de Língua Portuguesa têm sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC, em especial os objetos de aprendizagem-OA; analisar se os objetos de aprendizagem estão sendo utilizados, bem como a mediação deles no processo; e desenvolver um material de apoio aos docentes contemplando o uso dos objetos de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa do IFG - Instituto Federal de Goiás, campus Itumbiara, visando testar a hipótese e alcançar os objetivos. Dessa forma, após coleta e análise dos dados iniciais, foi proposto o produto educacional visando atender as demandas apresentadas pelos respondentes. Sequencialmente o produto também passou por avaliação pelos professores sujeitos da pesquisa, cuja análise permitiu concluir que sua proposta foi alcançada, subsidiando uma reflexão sobre as várias possibilidades de ensino ampliadas por meio de recursos focados na aprendizagem, com intuito de difundir o conhecimento e a usabilidade dos recursos digitais ao facilitar o acesso e a utilização dos objetos de aprendizagem por meio dos repositórios dos objetos de aprendizagem-ROA, bem como a produção de materiais tendo como apoio as ferramentas de autoria. Assim, almeja-se contribuir com a atividade docente ao promover uma reflexão com relação à utilização das tecnologias em contexto escolar e na ressignificação de suas práticas.
Abstract: Technological advancement and its relevance in the educational sector emerges as a motivating factor for this research, since its development was based on the need to seek reflections on the use of technologies in the teaching and learning process, specifically the learning objects-LO. In this context, the present study has the general objective to verify if learning objects are being used as didactic resources in teaching and learning Portuguese process. The main objective was to identify the Portuguese teacher’s knowledge and expertise about Information and Communication Technologies -ICT, especially learning objects; analyze if learning objects are being used, as well as their process mediation; develop and support a teacher’s material contemplating the use of learning objects in the teaching and learning process. The research was conducted with teachers of Portuguese Language of IFG - Federal Institute of Goiás, Itumbiara campus, aiming to hypothesis test and achieve the objectives. Thus, after collecting and analyzing the initial data, the educational product was proposed to meet the demands presented by the respondents. Sequentially the product also underwent evaluation by the research subject teachers, whose analysis allowed us to conclude that their proposal was achieved, subsidizing a reflection on the various teaching possibilities expanded through resources focused on learning, in order to spread knowledge and usability. digital resources by facilitating access to and use of learning objects through learning object repositories, as well as the production of materials supported by authoring tools. Thus, it aims to contribute to the teaching activity by promoting a reflection on the technologies use in the school context and promote a reframing about their practices.
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem
Prática docente
Língua Portuguesa
Produto educacional
Learning objects.
Educational product.
Teaching practice.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/646
Data do documento: 3-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons