Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Felício, Cinthia Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Fernando Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242213138330605pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Renata Luiza da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773019506029897pt_BR
dc.creatorGomes, Roberta Martins Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3433607289944022pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-06T17:10:22Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-06T17:10:22Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/646-
dc.description.abstractTechnological advancement and its relevance in the educational sector emerges as a motivating factor for this research, since its development was based on the need to seek reflections on the use of technologies in the teaching and learning process, specifically the learning objects-LO. In this context, the present study has the general objective to verify if learning objects are being used as didactic resources in teaching and learning Portuguese process. The main objective was to identify the Portuguese teacher’s knowledge and expertise about Information and Communication Technologies -ICT, especially learning objects; analyze if learning objects are being used, as well as their process mediation; develop and support a teacher’s material contemplating the use of learning objects in the teaching and learning process. The research was conducted with teachers of Portuguese Language of IFG - Federal Institute of Goiás, Itumbiara campus, aiming to hypothesis test and achieve the objectives. Thus, after collecting and analyzing the initial data, the educational product was proposed to meet the demands presented by the respondents. Sequentially the product also underwent evaluation by the research subject teachers, whose analysis allowed us to conclude that their proposal was achieved, subsidizing a reflection on the various teaching possibilities expanded through resources focused on learning, in order to spread knowledge and usability. digital resources by facilitating access to and use of learning objects through learning object repositories, as well as the production of materials supported by authoring tools. Thus, it aims to contribute to the teaching activity by promoting a reflection on the technologies use in the school context and promote a reframing about their practices.pt_BR
dc.description.resumoO avanço tecnológico e sua relevância no setor educacional surge como fator motivador para a presente pesquisa, uma vez que seu desenvolvimento foi fundamentado pela necessidade de buscar reflexões sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, em específico os objetos de aprendizagem-OA. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral verificar se objetos de aprendizagem estão sendo utilizados como recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Especificamente objetivou-se identificar o conhecimento e a experiência que os professores de Língua Portuguesa têm sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC, em especial os objetos de aprendizagem-OA; analisar se os objetos de aprendizagem estão sendo utilizados, bem como a mediação deles no processo; e desenvolver um material de apoio aos docentes contemplando o uso dos objetos de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa do IFG - Instituto Federal de Goiás, campus Itumbiara, visando testar a hipótese e alcançar os objetivos. Dessa forma, após coleta e análise dos dados iniciais, foi proposto o produto educacional visando atender as demandas apresentadas pelos respondentes. Sequencialmente o produto também passou por avaliação pelos professores sujeitos da pesquisa, cuja análise permitiu concluir que sua proposta foi alcançada, subsidiando uma reflexão sobre as várias possibilidades de ensino ampliadas por meio de recursos focados na aprendizagem, com intuito de difundir o conhecimento e a usabilidade dos recursos digitais ao facilitar o acesso e a utilização dos objetos de aprendizagem por meio dos repositórios dos objetos de aprendizagem-ROA, bem como a produção de materiais tendo como apoio as ferramentas de autoria. Assim, almeja-se contribuir com a atividade docente ao promover uma reflexão com relação à utilização das tecnologias em contexto escolar e na ressignificação de suas práticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberta Martins Mendonça Gomes (20172043310187@ifgoiano.edu.br) on 2019-11-06T14:08:41Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_REFLEXAO_E_USO_NAS_AULAS_DE_LINGUA_PORTUGUESA.pdf: 3520458 bytes, checksum: afd7423c941efa84c90c4ffea19b9f3b (MD5) PRODUTO_EDUCACIONAL_E_BOOK_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_UMA_PROPOSTA_DE_RECURSOS_PEDAGOGICOS_PARA_O_ENSINO.pdf: 3062173 bytes, checksum: f2b9d3620f982089a61e33eedc12f84a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2019-11-06T17:09:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_REFLEXAO_E_USO_NAS_AULAS_DE_LINGUA_PORTUGUESA.pdf: 3520458 bytes, checksum: afd7423c941efa84c90c4ffea19b9f3b (MD5) PRODUTO_EDUCACIONAL_E_BOOK_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_UMA_PROPOSTA_DE_RECURSOS_PEDAGOGICOS_PARA_O_ENSINO.pdf: 3062173 bytes, checksum: f2b9d3620f982089a61e33eedc12f84a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T17:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_REFLEXAO_E_USO_NAS_AULAS_DE_LINGUA_PORTUGUESA.pdf: 3520458 bytes, checksum: afd7423c941efa84c90c4ffea19b9f3b (MD5) PRODUTO_EDUCACIONAL_E_BOOK_OBJETOS_DE_APRENDIZAGEM_UMA_PROPOSTA_DE_RECURSOS_PEDAGOGICOS_PARA_O_ENSINO.pdf: 3062173 bytes, checksum: f2b9d3620f982089a61e33eedc12f84a (MD5) Previous issue date: 2019-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectLearning objects.pt_BR
dc.subjectEducational product.pt_BR
dc.subjectTeaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOBJETOS DE APRENDIZAGEM: REFLEXÃO E USO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
dc.title.alternativeLEARNING OBJECTS: REFLECTION AND USE IN PORTUGUESE LANGUAGE CLASSESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons