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Tipo: Dissertação
Título: NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: OBSTÁCULOS E SUPERAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Autor(es): Borges, Rosângela Lopes
Primeiro Orientador: Fernandes Sobrinho, Marcos
Primeiro Coorientador: Felício, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Tartuci, Dulcéria
Segundo Membro da Banca: Brancher, Vantoir Roberto
Resumo: A educação especial permeia por todos os níveis e modalidades do ensino. Propomo-nos então investigá-la no âmbito da Educação Profissional Tecnológica (EPT), a fim de desvendar como se dá o processo de criação, implementação, estruturação e funcionamento dos NAPNE, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Além disso, objetivamos identificar os problemas, obstáculos e entraves que os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) encontram em sua implantação e na efetivação da inclusão socioeducacional, no Instituto Federal Goiano. O NAPNE é formado por comissão de tem como finalidade implantar, estimular e implementar ações inclusivas dentro e fora dos Institutos Federais. Funciona como setor consultivo dentro da Reitoria, ligado à Pró-Reitoria de Ensino, e como setor de assessoramento aos docentes, alunos (com deficiência, necessidade educacional ou necessidade específica), pais/responsáveis e demais servidores em cada campus. Para realizar essa investigação dispomos de um estudo de caso, com enfoque qualitativo divididos em três momentos: pesquisa exploratória, pesquisa documental e pesquisa de campo. Para tal, inicialmente realizamos estudo do contexto histórico da EPT e da inclusão no Brasil até a implantação dos NAPNE no Instituto Federal Goiano, bem como uma revisão da literatura sobre esses Núcleos até o corrente ano. Depois concretizamos uma pesquisa exploratória nos 12 campi do IF Goiano, e na sequência, pesquisa documental fazendo uma varredura nos seus documentos legais que abranjam a inclusão e os NAPNE. A pesquisa de campo se deu em (2) dois campi do IF Goiano, aplicando questionário misto (Google Forms) com 13 professores e aberto com (6) seis pais/responsáveis dos alunos com necessidades educacionais específicas atendidos pelo Núcleo. Ademais, aplicamos entrevista semiestruturada com (2) duas coordenadoras do NAPNE do Campus A e Campus B, que compunham a amostra. Diante disso, identificamos que havia uma falta de visibilidade do NAPNE e das ações realizadas por ele no IF Goiano, além de barreiras que esse Núcleo encontra para realizar as atribuições que lhe cabem. Pensando nisso, elaboramos um produto educacional (Caderno do NAPNE) que pudesse de alguma forma colocar o NAPNE em evidência, ao mesmo tempo em que revelasse seus obstáculos e igualmente ações que cada membro da comunidade escolar poderia realizar para superar esses empecilhos. O Caderno do NAPNE foi previamente avaliado por 12 servidores e responsáveis legais no IF Goiano, por meio de formulário online com 10 questões fechadas, elaborado com base nos eixos para análise e construção de mensagens educativas de Kaplún. Posteriormente, sua aplicação se deu no Campus A e Campus B, na qual participaram 45 pessoas, entre docentes, pais/responsáveis, profissionais do NAPNE e demais servidores a que se teve acesso, todos os participantes responderam um questionário em escala no modelo Likert. Foi possível, com este estudo, elencar os obstáculos que os NAPNE têm enfrentado nos âmbitos: institucional, administrativo, educacional e familiar, ao mesmo tempo estabelecer as possibilidades de superações destes. Além disso, acreditamos que o Caderno do NAPNE pôde proporcionar maior visibilidade às ações do Núcleo, bem como a ampliação dos conceitos que aos leitores tinham a respeito do NAPNE, também, esclarecer que a inclusão é uma ação conjunta de todos os membros da comunidade escolar e não uma ação isolada nesse Núcleo.
Abstract: Special education goes through all levels and modalities of education. In this research, we propose to study it in the context of Technological Professional Education (TPE) - Educação Profissional Tecnológica, in order to clarify how the process of creation, implementation, structuring and operation of NAPNE is done at the Goiano Federal Institute (IF Goiano). Bisides that, we aim to identify the problems, obstacles and issues that the Center of Assistance to People with Specific Educational Needs (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE) encounter in their implementation and in the realization of socio-educational inclusion, at the Goiano Federal Institute. NAPNE is formed by a committee whose purpose is to implement and stimulate inclusive actions inside and outside the Federal Institutes. It works as an advisory sector within the Rectory, linked to the Dean of Teaching, and as an advisory sector for teachers, students (with disabilities, educational needs or specific needs), parents/guardians and other civil servants on each campus. In order to carry out this investigation, a case study was conducted, with a qualitative approach divided into three moments: exploratory research, documentary research and field research. Initially, we conducted a study of the historical context of TPE and inclusion in Brazil until the implementation of NAPNE at the Federal Institute, as well as a review of the literature on these centers until this year. Thereafter, we carried out an exploratory survey on the 12 IF Goiano campuses, and then documentary research by scanning their legal documents covering inclusion and the NAPNE. The field research took place in (2) two IF Goiano campuses, applying a mixed questionnaire (Google Forms) with 13 teachers and open with (6) six parents/guardians of students with specific educational needs attended by the Center. In addition, we conducted a semi-structured interview with (2) two NAPNE coordinators from Campus A and Campus B, who were part of the sample. Thus, we identified that there was a lack of visibility of NAPNE and the actions taken by it in IF Goiano, as well as barriers that this Center encounters to perform the attributions that are its responsibility. With this in mind, we designed an educational product (NAPNE Notebook) that could somehow highlight NAPNE while revealing its obstacles and equally actions that every member of the school community could take to overcome these obstacles. NAPNE's Notebook was previously evaluated by 12 officials and legal guardians at IF Goiano, through an online form with 10 closed questions, elaborated based on the axes for analysis and construction of Kaplún's educational messages. After that, the application took place at Campus A and Campus B, in which 45 people participated, including teachers, parents/guardians, NAPNE professionals and other civil servants, all participants answered a scale questionnaire in the Likert model. It was possible, with this study, to list the obstacles that NAPNE have faced in the institutional, administrative, educational and family spheres, at the same time to establish the possibilities of overcoming them. Therefore, we believe that the NAPNE’s Notebook could provide greater visibility to the Center actions, as well as the expansion of the concepts that readers had about NAPNE, also clarifying that inclusion is a joint action of all members of the school community and not an isolated action.
Palavras-chave: Inclusão
Educação Profissional Tecnológica
TEC NEP
NAPNE
Instituto Federal Goiano
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/594
Data do documento: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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