Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581
Tipo: Dissertação
Título: A EFICIÊNCIA DA MONITORIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CAMPUS CERES: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR
Autor(es): Sousa, Clécia Messias
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira de
Primeiro Membro da Banca: Machado, Vânia Lúcia
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Terceiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como o Programa de Monitoria foi implementado e como ele funciona no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres (IF Goiano – Campus Ceres), com o objetivo principal de avaliar se o mesmo atua de forma eficiente no processo de ensino-aprendizagem, influenciando na permanência e no êxito escolar dos estudantes. Para tanto, os procedimentos investigativos se pautaram na pesquisa do tipo descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas e questionários semiestruturados, que foram interpretados dentro das perspectivas da análise de conteúdo. Esse trabalho compreendeu, como sujeitos, os alunos (monitores e não monitores) e professores orientadores das disciplinas críticas selecionadas pela pesquisadora, entre as ofertadas pelo Programa de Monitoria durante o ano letivo de 2018, bem como os membros da equipe pedagógica da instituição. Como aporte teórico para as reflexões dessa pesquisa, foram estudados pesquisadores como Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Germano (1993), Kuenzer (1992; 2000; 2002), Manfredi (2016), Moura (2010; 2013), Saviani (2007; 2013), Ramos (2007, 2012), Assis (2017), Dore e Sales (2017), Dore e Lüscher (2011), Bastos (1999), Lins (1999), Frison e Moraes (1999), Antunes (2010), Oliveira (2010) e Vigotski (2007, 2008), dentre outros. Como resultado principal, verificou-se que a monitoria, no IF Goiano – Campus Ceres, como ferramenta pedagógica mediadora do conhecimento e como prática pedagógica extraclasse, contribui para mudanças perceptíveis na aprendizagem e atua de forma eficiente no processo de ensino, ajudando a minimizar a defasagem de conteúdos e refletindo de forma positiva na permanência e no êxito escolar
Abstract: This research searched for understand how the Monitoring Program was implemented and how it works in the Federal Institute Goiano Campus Ceres (FI Goiano - Campus Ceres), with the main objective to evaluate if this program act in efficiente way in the teach-learning process, influencing in the scholar permanence and sucess of the students. For thus, investigative procedures based in descriptive research, of quantitative and qualititative nature, using interviews and semi structured questionaries to colect the data, that were interpreted from a critical analisys of the content. This work compreended as subject of study, the students (monitors or non monitors) and advisors teachers of the critics subjects selected by researcher, between the subjects offered by the Monitoring Program through the scholar year of 2018, as well with the members of institutional pedagogic staff. As theorical fundaments to support the reflextions of this research, some authors were studied as Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Germano (1993), Kuenzer (1992; 2000; 2002), Manfredi (2016), Moura (2010; 2013), Saviani (2007; 2013), Ramos (2007, 2012), Assis (2017), Dore & Sales (2017), Dore & Lüscher (2011), Bastos (1999), Lins (1999), Frison & Moraes (1999), Antunes (2010), Oliveira (2010), Vigotski (2007, 2008) and others. As the main result, it was verified that Monitoring Program in the FI Goiano - Campus Ceres as a pedagogical tool mediating the knowlegdment and as a extraclass pedagogical practice, contributed to perceptive changing in the learning and acting efficiently in the teaching process, helping to minimize the content defasage and reflecting positivly in the scholar permanence and sucess.
Palavras-chave: Monitoria
Ensino-aprendizagem
Permanência
Êxito escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581
Data do documento: 23-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacão_Clécia Messias de Sousa.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons