Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, José Carlos Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304933426514766pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Vânia Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119839497341375pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, José Carlos Moreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304933426514766pt_BR
dc.creatorSousa, Clécia Messias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120251562392743pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T10:41:29Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-05T10:41:29Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581-
dc.description.abstractThis research searched for understand how the Monitoring Program was implemented and how it works in the Federal Institute Goiano Campus Ceres (FI Goiano - Campus Ceres), with the main objective to evaluate if this program act in efficiente way in the teach-learning process, influencing in the scholar permanence and sucess of the students. For thus, investigative procedures based in descriptive research, of quantitative and qualititative nature, using interviews and semi structured questionaries to colect the data, that were interpreted from a critical analisys of the content. This work compreended as subject of study, the students (monitors or non monitors) and advisors teachers of the critics subjects selected by researcher, between the subjects offered by the Monitoring Program through the scholar year of 2018, as well with the members of institutional pedagogic staff. As theorical fundaments to support the reflextions of this research, some authors were studied as Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Germano (1993), Kuenzer (1992; 2000; 2002), Manfredi (2016), Moura (2010; 2013), Saviani (2007; 2013), Ramos (2007, 2012), Assis (2017), Dore & Sales (2017), Dore & Lüscher (2011), Bastos (1999), Lins (1999), Frison & Moraes (1999), Antunes (2010), Oliveira (2010), Vigotski (2007, 2008) and others. As the main result, it was verified that Monitoring Program in the FI Goiano - Campus Ceres as a pedagogical tool mediating the knowlegdment and as a extraclass pedagogical practice, contributed to perceptive changing in the learning and acting efficiently in the teaching process, helping to minimize the content defasage and reflecting positivly in the scholar permanence and sucess.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender como o Programa de Monitoria foi implementado e como ele funciona no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres (IF Goiano – Campus Ceres), com o objetivo principal de avaliar se o mesmo atua de forma eficiente no processo de ensino-aprendizagem, influenciando na permanência e no êxito escolar dos estudantes. Para tanto, os procedimentos investigativos se pautaram na pesquisa do tipo descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas e questionários semiestruturados, que foram interpretados dentro das perspectivas da análise de conteúdo. Esse trabalho compreendeu, como sujeitos, os alunos (monitores e não monitores) e professores orientadores das disciplinas críticas selecionadas pela pesquisadora, entre as ofertadas pelo Programa de Monitoria durante o ano letivo de 2018, bem como os membros da equipe pedagógica da instituição. Como aporte teórico para as reflexões dessa pesquisa, foram estudados pesquisadores como Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Germano (1993), Kuenzer (1992; 2000; 2002), Manfredi (2016), Moura (2010; 2013), Saviani (2007; 2013), Ramos (2007, 2012), Assis (2017), Dore e Sales (2017), Dore e Lüscher (2011), Bastos (1999), Lins (1999), Frison e Moraes (1999), Antunes (2010), Oliveira (2010) e Vigotski (2007, 2008), dentre outros. Como resultado principal, verificou-se que a monitoria, no IF Goiano – Campus Ceres, como ferramenta pedagógica mediadora do conhecimento e como prática pedagógica extraclasse, contribui para mudanças perceptíveis na aprendizagem e atua de forma eficiente no processo de ensino, ajudando a minimizar a defasagem de conteúdos e refletindo de forma positiva na permanência e no êxito escolarpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Clécia Messias de Sousa (20172043310047@ifgoiano.edu.br) on 2019-09-04T17:01:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertacão_Clécia Messias de Sousa.pdf: 2688690 bytes, checksum: de81983c593c1fd48a724c14a6f9f9e9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-09-05T10:39:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacão_Clécia Messias de Sousa.pdf: 2688690 bytes, checksum: de81983c593c1fd48a724c14a6f9f9e9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-05T10:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacão_Clécia Messias de Sousa.pdf: 2688690 bytes, checksum: de81983c593c1fd48a724c14a6f9f9e9 (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectÊxito escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA EFICIÊNCIA DA MONITORIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO - CAMPUS CERES: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacão_Clécia Messias de Sousa.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons