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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5724
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE CRÍTICA DAS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, PROPOSTAS NA BNCC COMO POSSIBILIDADE DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR |
Autor(es): | Souza, Maraiza da Fonsêca |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Antonio Carlos Chaves |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Antonio Carlos Chaves |
Segundo Membro da Banca: | Marquez, Sandra Cristina |
Terceiro Membro da Banca: | Fideles, Eduardo Cordeiro |
Resumo: | No mundo atual o conhecimento de matemática e ciências da natureza não é mais opcional. A articulação entre matemática e ciências naturais ultrapassa os muros escolares, e sua integração é fundamental para a formação de indivíduos capazes de enfrentar o século XXI. faz-se necessário, desenvolver práticas pedagógicas que possam permitir a articulação de diferentes áreas, visando a interdisciplinaridade. Este trabalho apresenta uma análise da BNCC, tendo como objetivo geral buscar reconhecer intersecções entre as competências gerais, com as competências específicas de matemática e ciências da natureza, em nível fundamental, a fim de levantar competências que estimulem a interdisciplinaridade entre as áreas citadas. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa de análise documental, complementada por síntese interpretativa. A análise das competências identificadas mostrou congruência em sete delas, evidenciando objetivos confluentes, que fornecem a base para a proposição de estratégias para a promover a integração interdisciplinar. As sete competências combinadas (identificadas) são: (1) o raciocínio lógico-matemático, (2) o pensamento crítico e criativo, (3) a capacidade investigativa, (4) a modelagem matemática de fenômenos científicos, (5) Análise, interpretação, representação e visualização de dados científicos, (6) o pensamento sistêmico e (7) a responsabilidade ética e o trabalho coletivo. A interdisciplinaridade pode ser uma forma de diminuir esforços na elaboração de práticas educativas. À medida que se busca uma competência interdisciplinar como as elencadas neste trabalho, busca-se alcançar, ao mesmo tempo, competências gerais e específicas de que são derivadas. Acreditamos que estas competências interdisciplinares são flexíveis e adaptáveis permitindo que sejam aplicadas em diferentes contextos. Assim o docente pode buscar o desenvolvimento progressivo do estudante, construindo novas habilidades em cima de habilidades anteriores |
Abstract: | In today's world, knowledge of mathematics and natural sciences is no longer optional. The connection between mathematics and natural sciences goes beyond school walls, and their integration is essential for the formation of individuals capable of facing the 21st century. It is necessary to develop pedagogical practices that can allow the articulation of different areas, aiming for interdisciplinarity. This work presents an analysis of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), with the general objective of recognizing intersections between general competencies and the specific competencies of mathematics and natural sciences at the fundamental level, in order to identify competencies that stimulate interdisciplinarity between the mentioned areas. The adopted methodology was based on a qualitative approach of document analysis, complemented by interpretative synthesis. The analysis of the identified competencies showed consistency in seven of them, highlighting converging objectives that provide the basis for the proposal of strategies to promote interdisciplinary integration. The seven combined competencies (identified) are: (1) logical-mathematical reasoning, (2) critical and creative thinking, (3) investigative capacity, (4) mathematical modeling of scientific phenomena, (5) analysis, interpretation, representation, and visualization of scientific data, (6) systemic thinking, and (7) ethical responsibility and teamwork. Interdisciplinarity can be a way to reduce efforts in developing educational practices. As one seeks an interdisciplinary competency like those listed in this work, one simultaneously aims to achieve both general and specific competencies from which they are derived. We believe that these interdisciplinary competencies are flexible and adaptable, allowing them to be applied in different contexts. Thus, the educator can seek the progressive development of the student, building new skills on top of previous ones. |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Práticas Pedagógicas Ensino Fundamental |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5724 |
Data do documento: | 1-Out-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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