Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Antonio Carlos Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563772663943195pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Antonio Carlos Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563772663943195pt_BR
dc.contributor.referee2Marquez, Sandra Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648722499995197pt_BR
dc.contributor.referee3Fideles, Eduardo Cordeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766650688129119pt_BR
dc.creatorSouza, Maraiza da Fonsêca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5508546947879795pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T17:26:30Z-
dc.date.available2025-09-05T17:26:30Z-
dc.date.issued2025-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5724-
dc.description.abstractIn today's world, knowledge of mathematics and natural sciences is no longer optional. The connection between mathematics and natural sciences goes beyond school walls, and their integration is essential for the formation of individuals capable of facing the 21st century. It is necessary to develop pedagogical practices that can allow the articulation of different areas, aiming for interdisciplinarity. This work presents an analysis of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), with the general objective of recognizing intersections between general competencies and the specific competencies of mathematics and natural sciences at the fundamental level, in order to identify competencies that stimulate interdisciplinarity between the mentioned areas. The adopted methodology was based on a qualitative approach of document analysis, complemented by interpretative synthesis. The analysis of the identified competencies showed consistency in seven of them, highlighting converging objectives that provide the basis for the proposal of strategies to promote interdisciplinary integration. The seven combined competencies (identified) are: (1) logical-mathematical reasoning, (2) critical and creative thinking, (3) investigative capacity, (4) mathematical modeling of scientific phenomena, (5) analysis, interpretation, representation, and visualization of scientific data, (6) systemic thinking, and (7) ethical responsibility and teamwork. Interdisciplinarity can be a way to reduce efforts in developing educational practices. As one seeks an interdisciplinary competency like those listed in this work, one simultaneously aims to achieve both general and specific competencies from which they are derived. We believe that these interdisciplinary competencies are flexible and adaptable, allowing them to be applied in different contexts. Thus, the educator can seek the progressive development of the student, building new skills on top of previous ones.pt_BR
dc.description.resumoNo mundo atual o conhecimento de matemática e ciências da natureza não é mais opcional. A articulação entre matemática e ciências naturais ultrapassa os muros escolares, e sua integração é fundamental para a formação de indivíduos capazes de enfrentar o século XXI. faz-se necessário, desenvolver práticas pedagógicas que possam permitir a articulação de diferentes áreas, visando a interdisciplinaridade. Este trabalho apresenta uma análise da BNCC, tendo como objetivo geral buscar reconhecer intersecções entre as competências gerais, com as competências específicas de matemática e ciências da natureza, em nível fundamental, a fim de levantar competências que estimulem a interdisciplinaridade entre as áreas citadas. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa de análise documental, complementada por síntese interpretativa. A análise das competências identificadas mostrou congruência em sete delas, evidenciando objetivos confluentes, que fornecem a base para a proposição de estratégias para a promover a integração interdisciplinar. As sete competências combinadas (identificadas) são: (1) o raciocínio lógico-matemático, (2) o pensamento crítico e criativo, (3) a capacidade investigativa, (4) a modelagem matemática de fenômenos científicos, (5) Análise, interpretação, representação e visualização de dados científicos, (6) o pensamento sistêmico e (7) a responsabilidade ética e o trabalho coletivo. A interdisciplinaridade pode ser uma forma de diminuir esforços na elaboração de práticas educativas. À medida que se busca uma competência interdisciplinar como as elencadas neste trabalho, busca-se alcançar, ao mesmo tempo, competências gerais e específicas de que são derivadas. Acreditamos que estas competências interdisciplinares são flexíveis e adaptáveis permitindo que sejam aplicadas em diferentes contextos. Assim o docente pode buscar o desenvolvimento progressivo do estudante, construindo novas habilidades em cima de habilidades anteriorespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maraíza da Fonsêca Souza (maraiza.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-04T14:04:23Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Maraiza Fonseca.pdf: 743474 bytes, checksum: a66a6a2937d1f555e278d64ef9cce4b9 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARAÍZA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);-- Falta tirar as correções que precisam ser feitas no trabalho. --  O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-09-04T20:52:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maraíza da Fonsêca Souza (maraiza.fonseca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-05T12:42:35Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Maraiza Fonseca.pdf: 1818217 bytes, checksum: af5963648b1e70d0eea8bfb9fe2894a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-05T17:26:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Maraiza Fonseca.pdf: 1818217 bytes, checksum: af5963648b1e70d0eea8bfb9fe2894a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T17:26:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Maraiza Fonseca.pdf: 1818217 bytes, checksum: af5963648b1e70d0eea8bfb9fe2894a3 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleANÁLISE CRÍTICA DAS COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, PROPOSTAS NA BNCC COMO POSSIBILIDADE DO TRABALHO INTERDISCIPLINARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Maraiza Fonseca.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Aluna Maraiza1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.