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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ASFALTO DRENANTE: PROPORÇÕES GRANULOMÉTRICAS E APLICABILIDADE
Título(s) alternativo(s): Drainage Asphalt: Granulometric Proportions And Applicability.
Autor(es): Gouveia, Mariana Aparecida de Oliveira
Primeiro Orientador: Teixeira, Marconi Batista
Primeiro Membro da Banca: Teixeira, Marconi Batista
Segundo Membro da Banca: Campos, Bruna Oliveira
Resumo: O processo de êxodo rural, o surgimento de vias pavimentadas, calçadas, e a diminuição das áreas permeáveis das cidades, foram os principais causadores para os problemas de drenagem urbana. Uma solução para este problema pode ser o asfalto poroso, o qual permite a percolação da água através de seus vazios. Contudo, por ser uma tecnologia nova, não se tem muitos estudos e avanços nessa área, consequentemente o seu uso é limitado a vias de pequenos tráfegos. O presente trabalho objetivou-se em fazer testes para formulação de traços da pavimentação permeável, tanto rígida quanto flexível, a fim de aperfeiçoar um traço para camada de capeamento que apresente características permeáveis e se enquadre dentro dos parâmetros mínimos de resistência exigidos pelo Manual de Pavimentos Rígidos – DNIT e pela especificação de serviço de pavimentos flexíveis: NBR DNIT 031/2004 – ES. Os traços dimensionados tinham como propósito promover remodelamento granulométrico com diferentes níveis de finos com variações medidas em pontos percentuais de 5%, 10%, 15% e 20% em relação ao valor total de agregado da mistura. Foi possível fazer análises estatísticas do pavimento rígido, o qual o “Traço – 15%” apresentou dados satisfatórios atingindo 4,5 MPa em torção ultrapassando o mínimo exigido por norma de 4,4 MPa. Todos os traços rígidos obtiveram coeficiente de permeabilidade mínimo de 10-³ m/s. Quanto aos traços do pavimento flexível não apresentaram estabilidade suficiente para iniciar as análises estatísticas. Palavras chave: asfalto poroso, pavimentação permeável, pavimentação rígida, concreto poroso, drenagem urbana.
Abstract: The process of rural growth, the emergence of paved roads, sidewalks and the reduction of permeable areas of cities were the main factors responsible for urban drainage problems. A solution to this problem can be made by an individual, which allows percolation of the water through its voids. Finally, a new technology, does not have many studies and advances in this area, consequently, its use is limited to small traffics. The present work aimed to make tests for the formulation of permeable paving traces, both rigid and flexible, in order to perform a tracing for the cape layer that present the permeable and continuous characteristics within the minimum resistance parameters required by the Manual of Pavements. Rigid - DNIT and for the attribution of services of flexible pavements: NBR DNIT 031/2004 - ES. The dimensioned traces were recommended to promote the granulometric remodeling with different levels of fines with sets of measures in percentage points of 5%, 10%, 15% and 20% in relation to the total aggregate value of the mixture. 80.0% according to the performance index, the return to the satisfaction index reached 4.5% and the travel time by 4.4 MPa. All rigid traces of minimum permeability coefficient of 10-³ m / s. To the traces of flexible flooring does not enough to start analytic analytics. Keywords: pervious asphalt, permeable paving, rigid paving, porous concrete, urban drainage.
Palavras-chave: Asfalto poroso
Pavimentação permeável
Pavimentação rígida
Concreto poroso
Drenagem urbana
Área do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: GOUVEIA, Mariana Aparecida de Oliveira. Asfalto Drenante: Proporções Granulométricas e Aplicabilidade. 2019. 60p. Monografia (Curso de Bacharelado de Engenharia Civil). Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, 2019. Orientador: Marconi Batista Teixeira.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/559
Data do documento: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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