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dc.contributor.advisor1Teixeira, Marconi Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6394236673481626pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Marconi Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6394236673481626pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Bruna Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4795192781808360pt_BR
dc.creatorGouveia, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159277325850480pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T11:41:50Z-
dc.date.available2019-08-16-
dc.date.available2019-08-16T11:41:50Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Mariana Aparecida de Oliveira. Asfalto Drenante: Proporções Granulométricas e Aplicabilidade. 2019. 60p. Monografia (Curso de Bacharelado de Engenharia Civil). Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, Rio Verde, GO, 2019. Orientador: Marconi Batista Teixeira.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/559-
dc.description.abstractThe process of rural growth, the emergence of paved roads, sidewalks and the reduction of permeable areas of cities were the main factors responsible for urban drainage problems. A solution to this problem can be made by an individual, which allows percolation of the water through its voids. Finally, a new technology, does not have many studies and advances in this area, consequently, its use is limited to small traffics. The present work aimed to make tests for the formulation of permeable paving traces, both rigid and flexible, in order to perform a tracing for the cape layer that present the permeable and continuous characteristics within the minimum resistance parameters required by the Manual of Pavements. Rigid - DNIT and for the attribution of services of flexible pavements: NBR DNIT 031/2004 - ES. The dimensioned traces were recommended to promote the granulometric remodeling with different levels of fines with sets of measures in percentage points of 5%, 10%, 15% and 20% in relation to the total aggregate value of the mixture. 80.0% according to the performance index, the return to the satisfaction index reached 4.5% and the travel time by 4.4 MPa. All rigid traces of minimum permeability coefficient of 10-³ m / s. To the traces of flexible flooring does not enough to start analytic analytics. Keywords: pervious asphalt, permeable paving, rigid paving, porous concrete, urban drainage.pt_BR
dc.description.resumoO processo de êxodo rural, o surgimento de vias pavimentadas, calçadas, e a diminuição das áreas permeáveis das cidades, foram os principais causadores para os problemas de drenagem urbana. Uma solução para este problema pode ser o asfalto poroso, o qual permite a percolação da água através de seus vazios. Contudo, por ser uma tecnologia nova, não se tem muitos estudos e avanços nessa área, consequentemente o seu uso é limitado a vias de pequenos tráfegos. O presente trabalho objetivou-se em fazer testes para formulação de traços da pavimentação permeável, tanto rígida quanto flexível, a fim de aperfeiçoar um traço para camada de capeamento que apresente características permeáveis e se enquadre dentro dos parâmetros mínimos de resistência exigidos pelo Manual de Pavimentos Rígidos – DNIT e pela especificação de serviço de pavimentos flexíveis: NBR DNIT 031/2004 – ES. Os traços dimensionados tinham como propósito promover remodelamento granulométrico com diferentes níveis de finos com variações medidas em pontos percentuais de 5%, 10%, 15% e 20% em relação ao valor total de agregado da mistura. Foi possível fazer análises estatísticas do pavimento rígido, o qual o “Traço – 15%” apresentou dados satisfatórios atingindo 4,5 MPa em torção ultrapassando o mínimo exigido por norma de 4,4 MPa. Todos os traços rígidos obtiveram coeficiente de permeabilidade mínimo de 10-³ m/s. Quanto aos traços do pavimento flexível não apresentaram estabilidade suficiente para iniciar as análises estatísticas. Palavras chave: asfalto poroso, pavimentação permeável, pavimentação rígida, concreto poroso, drenagem urbana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Aparecida de Oliveira Gouveia (2014102200840643@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-16T02:37:02Z No. of bitstreams: 1 TCC MARIANA GOUVEIA-ENG CIVIL.pdf: 2605605 bytes, checksum: 15ea739f86a8584aadafefc3ae246cbe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-08-16T11:40:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC MARIANA GOUVEIA-ENG CIVIL.pdf: 2605605 bytes, checksum: 15ea739f86a8584aadafefc3ae246cbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T11:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MARIANA GOUVEIA-ENG CIVIL.pdf: 2605605 bytes, checksum: 15ea739f86a8584aadafefc3ae246cbe (MD5) Previous issue date: 2019-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAsfalto porosopt_BR
dc.subjectPavimentação permeávelpt_BR
dc.subjectPavimentação rígidapt_BR
dc.subjectConcreto porosopt_BR
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICApt_BR
dc.titleASFALTO DRENANTE: PROPORÇÕES GRANULOMÉTRICAS E APLICABILIDADEpt_BR
dc.title.alternativeDrainage Asphalt: Granulometric Proportions And Applicability.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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