Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5436
Tipo: | Dissertação |
Título: | ATUAÇÃO DO NEABI DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO – CAMPUS PARACATU NO ÂMBITO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
Autor(es): | Araújo, Cleide Maria Fernandes de |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Primeiro Membro da Banca: | Ribeiro, Cristiane Maria |
Segundo Membro da Banca: | Gama, Alexandre de Oliveira |
Terceiro Membro da Banca: | Silva, Cleber Cezar da |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTM Campus Paracatu no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, com abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a ex-membros e membros atuais do núcleo, designados em portaria emitida pela Direção Geral do Campus, e que consentiram voluntariamente participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa subsidiaram a elaboração do Produto Educacional – Plano de Ação para NEABIs, contendo sugestões de ações que podem ser implementadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Considerando a crescente necessidade de debater e implementar práticas voltadas para a educação das relações étnico-raciais, torna-se fundamental investigar a atuação dos NEABIs para compreender os impactos de suas intervenções no contexto educacional. Ressalta-se que sua importância vai além da formação em educação para as relações étnico-raciais, pois desempenham um papel essencial na promoção do conhecimento, da conscientização e do respeito às culturas afro-brasileira e indígena dentro das instituições de ensino e na sociedade como um todo. Os dados obtidos indicaram um número reduzido de registros formais sobre as atividades desenvolvidas e a predominância de ações concentradas em momentos específicos, como datas comemorativas. Os resultados também apontaram a necessidade de maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, visando ampliar o alcance e a eficácia das iniciativas promovidas pelo núcleo. Além disso, como impacto positivo sinalizou a ressignificação das práticas pedagógicas. |
Abstract: | This research aimed to identify the performance of the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies - NEABI of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFTM Paracatu Campus in the areas of teaching, research and extension. The methodology adopted was based on bibliographic research, document analysis, with a qualitative and descriptive approach. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire, applied to former and current members of the center, designated by an ordinance issued by the General Management of the Campus, and who voluntarily agreed to participate in the research. The results of the research supported the elaboration of the Educational Product - Action Plan for NEABIs, containing suggestions of actions that can be implemented in the areas of teaching, research and extension. Considering the growing need to debate and implement practices aimed at the education of ethnic-racial relations, it is essential to investigate the performance of NEABIs to understand the impacts of their interventions in the educational context. It is important to emphasize that their importance goes beyond training in education for ethnic-racial relations, as they play an essential role in promoting knowledge, awareness and respect for Afro-Brazilian and indigenous cultures within educational institutions and in society as a whole. The data obtained indicated a reduced number of formal records on the activities developed and the predominance of actions concentrated on specific moments, such as commemorative dates. The results also pointed to the need for greater integration between teaching, research and extension, aiming to expand the reach and effectiveness of the initiatives promoted by the center. In addition, as a positive impact, it signaled the redefinition of pedagogical practices. |
Palavras-chave: | NEABI Associações Negras Antirracismo |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5436 |
Data do documento: | 28-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto Educacional_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.