Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee2Gama, Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0254977791514575pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Cleber Cezar da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.creatorAraújo, Cleide Maria Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966092733662825pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-11T19:13:58Z-
dc.date.available2025-05-10-
dc.date.available2025-05-11T19:13:58Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5436-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the performance of the Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies - NEABI of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFTM Paracatu Campus in the areas of teaching, research and extension. The methodology adopted was based on bibliographic research, document analysis, with a qualitative and descriptive approach. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire, applied to former and current members of the center, designated by an ordinance issued by the General Management of the Campus, and who voluntarily agreed to participate in the research. The results of the research supported the elaboration of the Educational Product - Action Plan for NEABIs, containing suggestions of actions that can be implemented in the areas of teaching, research and extension. Considering the growing need to debate and implement practices aimed at the education of ethnic-racial relations, it is essential to investigate the performance of NEABIs to understand the impacts of their interventions in the educational context. It is important to emphasize that their importance goes beyond training in education for ethnic-racial relations, as they play an essential role in promoting knowledge, awareness and respect for Afro-Brazilian and indigenous cultures within educational institutions and in society as a whole. The data obtained indicated a reduced number of formal records on the activities developed and the predominance of actions concentrated on specific moments, such as commemorative dates. The results also pointed to the need for greater integration between teaching, research and extension, aiming to expand the reach and effectiveness of the initiatives promoted by the center. In addition, as a positive impact, it signaled the redefinition of pedagogical practices.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTM Campus Paracatu no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, análise documental, com abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a ex-membros e membros atuais do núcleo, designados em portaria emitida pela Direção Geral do Campus, e que consentiram voluntariamente participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa subsidiaram a elaboração do Produto Educacional – Plano de Ação para NEABIs, contendo sugestões de ações que podem ser implementadas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Considerando a crescente necessidade de debater e implementar práticas voltadas para a educação das relações étnico-raciais, torna-se fundamental investigar a atuação dos NEABIs para compreender os impactos de suas intervenções no contexto educacional. Ressalta-se que sua importância vai além da formação em educação para as relações étnico-raciais, pois desempenham um papel essencial na promoção do conhecimento, da conscientização e do respeito às culturas afro-brasileira e indígena dentro das instituições de ensino e na sociedade como um todo. Os dados obtidos indicaram um número reduzido de registros formais sobre as atividades desenvolvidas e a predominância de ações concentradas em momentos específicos, como datas comemorativas. Os resultados também apontaram a necessidade de maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, visando ampliar o alcance e a eficácia das iniciativas promovidas pelo núcleo. Além disso, como impacto positivo sinalizou a ressignificação das práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by CLEIDE MARIA FERNANDES DE ARAUJO (cleide.fernandes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-05-10T13:32:13Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 2706830 bytes, checksum: c24c7efd37b0071572ef37c161bbcdb0 (MD5) Produto Educacional_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 4726946 bytes, checksum: e917566dcad334c4a2148cbe64489f6c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2025-05-11T19:06:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 2706830 bytes, checksum: c24c7efd37b0071572ef37c161bbcdb0 (MD5) Produto Educacional_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 4726946 bytes, checksum: e917566dcad334c4a2148cbe64489f6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-11T19:13:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 2706830 bytes, checksum: c24c7efd37b0071572ef37c161bbcdb0 (MD5) Produto Educacional_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf: 4726946 bytes, checksum: e917566dcad334c4a2148cbe64489f6c (MD5) Previous issue date: 2025-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNEABIpt_BR
dc.subjectAssociações Negraspt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleATUAÇÃO DO NEABI DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO – CAMPUS PARACATU NO ÂMBITO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Cleide Maria Fernandes de Araújo.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.