Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5068
Tipo: Dissertação
Título: NUTRINDO O SABER: ELABORAÇÃO DE SITE EDUCACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Título(s) alternativo(s): NUTRITING THE KNOWLEDGE: PREPARATION OF EDUCATIONAL WEBSITE ON FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION
Autor(es): Duarte, Belisa Cicilio
Primeiro Orientador: Tolentino, Grassyara Pinho
Resumo: A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma estratégia para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos, sendo a escola um espaço apropriado para desenvolver essas ações. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um site educativo sobre Educação Alimentar e Nutricional na escola. Esta dissertação foi dividida em três capítulos, cada um contendo a descrição de um artigo desenvolvido. Inicialmente, foi realizada uma revisão integrativa que buscou analisar a influência do estado nutricional no processo de ensino aprendizagem, considerando o período de 2013 a 2023. Em seguida, foi realizado um estudo para identificar produtos educacionais produzidos sobre Educação Nutricional aplicada à escola em pesquisas de mestrado profissional no Brasil, considerando o período de 2014 a 2024. No último capítulo é realizado a descrição e validação do site educacional voltado para promoção da EAN. Em face do exposto, conclui-se que a construção e validação de produtos educacionais digitais no campo da EAN possuem grande potencial para contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis entre estudantes.
Abstract: Food and Nutritional Education has been considered a strategy for the prevention and control of contemporary food and nutrition problems, and the school is an appropriate place to develop these actions. Therefore, the present research aimed to develop an educational website on Food and Nutrition Education at school. This dissertation was divided into 3 chapters, each containing a description of an article developed. Initially, an integrative review was carried out which sought to analyze the influence of nutritional status on the teaching-learning process, considering the period from 2013 to 2023. Next, a study was carried out to identify educational products produced on Nutrition Education applied to schools in professional master's research in Brazil, considering the period from 2014 to 2024. The final chapter describes and validates the educational website aimed at promoting EAN. In view of the above, it is concluded that the construction and validation of digital educational products in the field of EAN have great potential to contribute to the formation of healthy eating habits among students.
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional
Aprendizagem
Nutrição
Escola
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5068
Data do documento: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Pronta_Belisa.pdf11,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto.pdfProduto Educacional194,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.