Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4912
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
Autor(es): | Farias, Cleonice |
Primeiro Orientador: | Rabelo, Sara |
Resumo: | A proposta deste trabalho busca analisar a temática formação dos professores na área da educação inclusiva, as dificuldades encontradas pelo educadores no seu fazer pedagógico em sala de aula com seus alunos, a importância desta formação para o desenvolvimento e aprendizado destes educandos, para que desta maneira possa promover o conhecimento e a socialização deste aluno, tendo em mente o processo de alfabetização do mesmo dentro de suas limitações e de suas especificidades, e para que isso de fato aconteça o professor precisa conhecer a realidade dos seus alunos, o cotidiano em que a mesma está inserida, ter a participação da família, juntamente com o professor no processo de ensino aprendizagem, assim como também lutar para que a oferta de políticas públicas sejam essenciais e eficientes. Na busca de resultados, reforça-se as reflexões presentes nas literaturas, sustentando assim a necessidade de uma formação crítica, teórica e prática para os professores que atuam na Educação Especial. Essa formação se faz necessária para que possam construir possibilidades de um trabalho pedagógico intencional frente aos alunos, a fim de oferecer oportunidades para que se desenvolvam plenamente, considerando suas potencialidades individuais. É importante que essa formação proporcione aos professores uma reflexão sobre sua práxis, permitindo a elaboração de novas estratégias pedagógicas eficazes que atendam às necessidades dos alunos especiais, de modo a garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos. |
Abstract: | The proposal of this work seeks to analyze the theme of teacher training in the area of inclusive education, the difficulties encountered by educators in their pedagogical work in the classroom with their students, the importance of this training for the development and learning of these students, so that in this way it can promote knowledge and socialization of this student, keeping in mind the process of literacy of the same within its limitations and its specificities, and for this to happen the teacher needs to know the reality of his students, the daily life in which it is inserted, have the participation of the family, along with the teacher in the process of teaching-learning, as well as fighting for the provision of public policies to be essential and efficient. In the search for results, the reflections present in the literature are reinforced, thus supporting the need for critical, theoretical and practical training for teachers who work in Special Education. This training is necessary to build possibilities of intentional pedagogical work in front of the students, and to offer opportunities for them to develop fully, considering their potentialities. It is important that this training provides teachers with a reflection on their praxis, allowing the elaboration of new effective pedagogical strategies that meet the needs of special students, to ensure a quality and inclusive education for all. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Educação Inclusiva Prática Pedagógica e Inclusão |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4912 |
Data do documento: | 9-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_esp_Cleonice Martins de Farias.pdf | 692,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.