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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação da Qualidade de Calçadas em Cidade de Pequeno Porte - Estudo de Caso em Santa Helena de Goiás
metadata.dc.creator: Melo, Débora Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Philippe Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Bruna Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Fabiana Serra de
metadata.dc.description.resumo: A acessibilidade é a capacidade de acessar qualquer local com facilidade e segura, garantindo que pessoas com ou sem mobilidade reduzida possam exercer seus papéis na sociedade e seus direitos de cidadania. A engenharia civil desempenha um papel fundamental quando se trata de acessibilidade, sendo de extrema importância para o desenvolvimento e implantação de projetos acessíveis. O Município de Santa Helena de Goiás, Bairro Centro, é o ponto de estudo deste trabalho, tendo em vista que é o local mais acessado da cidade. Foi utilizada a metodologia de Avaliação do Nível de Serviço de Calçadas para Cidades de Pequeno Porte, sendo calculado o Índice de Serviço das Calçadas (ISC), envolvendo dois aspectos, Qualidade do espaço e de Acessibilidade (ISCqe e ISCa). O método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas (para os indicadores, foi feita a verificação considerando o caso mais crítico dentro do segmento), verificação da percepção do usuário e atribuição dos Níveis de Serviço, variando de A até F. Também foi utilizado o método de HCM (2000), analisado a Taxa de Fluxo de Pedestres, de acordo com a movimentação das caçadas, e foram definidos os Níveis de Serviço. No final, foi possível fazer uma comparação entre os NS e foi possível avaliar que os dois métodos analisados são métricas diferentes de estudo mas que se completam ao fazer uma avaliação das calçadas. Sendo possível identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, para servir de estudo preliminar, com possíveis variações, para o desenvolvimento futuro de estratégias mais eficazes no município.
Abstract: Accessibility is the ability to easily and safely access any place, ensuring that individuals with or without reduced mobility can fulfill their roles in society and exercise their citizenship rights. Civil engineering plays a fundamental role in addressing accessibility, being of utmost importance for the development and implementation of accessible projects. The Municipality of Santa Helena de Goiás, specifically the Centro neighborhood, serves as the focal point of this study, considering it is the most accessed location in the city. The methodology of Sidewalk Level of Service Evaluation for Small Cities was employed, calculating the Sidewalk Service Index (ISE), involving two aspects: Quality of space and Accessibility (ISCqe and ISCa). The method comprised three stages: technical analysis of sidewalks (for the indicators, verification was done considering the most critical case within the segment), assessment of user perception, and assignment of Service Levels, ranging from A to F. The Highway Capacity Manual (2000) method was also utilized, analyzing the Pedestrian Flow Rate according to sidewalk movement, and Service Levels were defined accordingly. In the end, a comparison between the Service Levels was possible, and it was evident that the two analyzed methods are different study metrics but complement each other when assessing sidewalks. It was possible to identify strengths and areas that need improvement, serving as a preliminary study with potential variations for the future development of more effective strategies in the municipality.
Keywords: Calçada
Acessibilidade
Qualidade
Nível de Serviço
Fluxo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4401
Issue Date: 7-Mar-2024
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Civil

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