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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Philippe Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702780795925115pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Bruna Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4795192781808360pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580906230595550pt_BR
dc.creatorMelo, Débora Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8763535049247416pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T13:19:59Z-
dc.date.available2024-03-15T13:19:59Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4401-
dc.description.abstractAccessibility is the ability to easily and safely access any place, ensuring that individuals with or without reduced mobility can fulfill their roles in society and exercise their citizenship rights. Civil engineering plays a fundamental role in addressing accessibility, being of utmost importance for the development and implementation of accessible projects. The Municipality of Santa Helena de Goiás, specifically the Centro neighborhood, serves as the focal point of this study, considering it is the most accessed location in the city. The methodology of Sidewalk Level of Service Evaluation for Small Cities was employed, calculating the Sidewalk Service Index (ISE), involving two aspects: Quality of space and Accessibility (ISCqe and ISCa). The method comprised three stages: technical analysis of sidewalks (for the indicators, verification was done considering the most critical case within the segment), assessment of user perception, and assignment of Service Levels, ranging from A to F. The Highway Capacity Manual (2000) method was also utilized, analyzing the Pedestrian Flow Rate according to sidewalk movement, and Service Levels were defined accordingly. In the end, a comparison between the Service Levels was possible, and it was evident that the two analyzed methods are different study metrics but complement each other when assessing sidewalks. It was possible to identify strengths and areas that need improvement, serving as a preliminary study with potential variations for the future development of more effective strategies in the municipality.pt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade é a capacidade de acessar qualquer local com facilidade e segura, garantindo que pessoas com ou sem mobilidade reduzida possam exercer seus papéis na sociedade e seus direitos de cidadania. A engenharia civil desempenha um papel fundamental quando se trata de acessibilidade, sendo de extrema importância para o desenvolvimento e implantação de projetos acessíveis. O Município de Santa Helena de Goiás, Bairro Centro, é o ponto de estudo deste trabalho, tendo em vista que é o local mais acessado da cidade. Foi utilizada a metodologia de Avaliação do Nível de Serviço de Calçadas para Cidades de Pequeno Porte, sendo calculado o Índice de Serviço das Calçadas (ISC), envolvendo dois aspectos, Qualidade do espaço e de Acessibilidade (ISCqe e ISCa). O método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas (para os indicadores, foi feita a verificação considerando o caso mais crítico dentro do segmento), verificação da percepção do usuário e atribuição dos Níveis de Serviço, variando de A até F. Também foi utilizado o método de HCM (2000), analisado a Taxa de Fluxo de Pedestres, de acordo com a movimentação das caçadas, e foram definidos os Níveis de Serviço. No final, foi possível fazer uma comparação entre os NS e foi possível avaliar que os dois métodos analisados são métricas diferentes de estudo mas que se completam ao fazer uma avaliação das calçadas. Sendo possível identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, para servir de estudo preliminar, com possíveis variações, para o desenvolvimento futuro de estratégias mais eficazes no município.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Débora Silva Melo (debora.melo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-14T19:39:08Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Débora Silva Melo.pdf: 7854340 bytes, checksum: 3f40bad768d15c221bdf13c37af7593e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-15T13:16:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Débora Silva Melo.pdf: 7854340 bytes, checksum: 3f40bad768d15c221bdf13c37af7593e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-15T13:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Débora Silva Melo.pdf: 7854340 bytes, checksum: 3f40bad768d15c221bdf13c37af7593e (MD5) Previous issue date: 2024-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCalçadapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectNível de Serviçopt_BR
dc.subjectFluxopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.titleAvaliação da Qualidade de Calçadas em Cidade de Pequeno Porte - Estudo de Caso em Santa Helena de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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