Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3977
Tipo: Dissertação
Título: A CRIAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO OMNILATERAL
Autor(es): Sousa, Denise Francisca de
Primeiro Orientador: Bernardo, Mirelle Amaral de São
Primeiro Membro da Banca: Bernardo, Mirelle Amaral de São
Segundo Membro da Banca: Sousa, Marcos de Moraes
Terceiro Membro da Banca: Carvalho, Guido de Oliveira
Resumo: As Histórias em Quadrinhos, após décadas de rejeição, foram inseridas no ambiente escolar como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico dos estudantes. Sua amplitude propicia um ensino diferenciado, capaz de ressignificar a “leitura de mundo” e, consequentemente, promover a educação em todas as suas dimensões. Corroborando esses preceitos, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver estratégias metodológicas de criação de história em quadrinhos, a partir de ferramentas digitais e do tema gerador Feminismo, durante a execução de um curso para estudantes do ensino médio integrado, do campus Ceres do IF Goiano, numa perspectiva de formação omnilateral. Buscou-se responder a seguinte questão: A criação de história em quadrinhos com auxílio de ferramentas digitais contempla perspectivas e possibilidades para uma aprendizagem significativa/formação omnilateral? Trata-se de uma pesquisa intervencionista, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Os participantes foram estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente), 2ª série, do campus Ceres do IF Goiano. Ao longo da pesquisa foram aplicados três instrumentos de intervenção, sendo Projeto de Ensino (modalidade curso), Ciclo de Palestras e Oficina Prática. Foram selecionadas e aplicadas quatro ferramentas digitais para criação de quadrinhos, três de desenvolvimento de narrativa on-line (Make Beliefs Comix, StoryboardThat e Pixton) e um aplicativo para dispositivos móveis (Comica). Para análise, utilizamos o método de triangulação de dados, considerando os vários instrumentos de coleta (questionários, entrevistas, momentos síncronos, ciclo de palestras, oficina prática, atividades desenvolvidas no curso e, principalmente, as HQs produzidas). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o universo dos quadrinhos, principalmente da produção, contribuem para a formação crítica e integral dos estudantes, à medida que estes empregam a tecnologia de decodificação e codificação de seu “lugar de fala”, evidenciando e discutindo questões sociais, como o Feminismo. Os efeitos das intervenções foram perceptíveis tanto nos quadrinhos produzidos quanto nos excertos de atividades discursivas, revelando “alfabetização” e apropriação da linguagem dos quadrinhos, percepção crítica acerca do tema Feminismo. O produto educacional foi desenvolvido em formato de curso, no Moodle IF Goiano, tendo como propósitos o fortalecimento de práticas pedagógicas no ensino médio integrado, a ampliação das possibilidades de formação omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica e, acima de tudo, aspiração de outro modelo de sociedade, para além do senso comum.
Abstract: After decades of rejection, comic books have been incorporated into the school environment as a didactic resource capable of awakening students' critical sense. Their scope provides differentiated teaching, capable of re-signifying the "reading of the world" and, consequently, promoting education in all its dimensions. In support of these principles, this research aimed to develop methodological strategies for creating comic books using digital tools and the theme of Feminism, during a course for integrated high school students at the Ceres campus of IF Goiano, from the perspective of unilateral education. The objective was to answer the following question: Does the creation of comic books using digital tools offer perspectives and possibilities for meaningful learning/unilateral education? This is an interventionist study, of applied nature and qualitative approach. The participants were students from the technical courses integrated into secondary education (Agriculture, IT for the Internet, and the Environment), second series, at the Ceres campus of IF Goiano. Throughout the research, three intervention instruments were applied: a Teaching Project (course modality), a Cycle of Lectures, and a Practical Workshop. Four digital tools for creating comic books were selected and applied, three for online narrative development (Make Beliefs Comix, StoryboardThat, and Pixton), and a mobile application (Comica). For analysis, we used the data triangulation method, considering various data collection instruments (questionnaires, interviews, synchronous moments, lecture series, practical workshops, activities developed in the course, and, above all, the comic books produced). The results of the research showed that the universe of comic books, especially comic book production, contributes to the critical and integral formation of students, as they use technology to decode and encode their "place of speech," highlighting and discussing social questions, such as Feminism. The effects of the interventions were noticeable both in the comic books produced and in the excerpts from discursive activities, revealing "literacy" and appropriation of the language of comic books, as well as a critical perception of the Feminism theme. The educational product was developed in the course format, on the Moodle platform of IF Goiano, aiming to strengthen pedagogical practices in integrated secondary education, expand the possibilities of unilateral training in Professional and Technological Education, and, above all, aspire to another model of society, beyond common sense.
Palavras-chave: História em Quadrinhos
Feminismo
Ensino Médio Integrado
Práticas Pedagógicas
Dispositivos móveis
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3977
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_Educacional_Denise_Sousa_2023.pdfProduto Educacional32,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao_Denise_Sousa_2023.pdfDissertação26,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons