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Tipo: Dissertação
Título: O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA PROPOSTA DE CURRÍCULO INTEGRADO
Autor(es): Ribeiro, Lucilene Batista
Primeiro Orientador: Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges
Primeiro Membro da Banca: Sousa, Marcos de Moraes
Segundo Membro da Banca: Khidir, Kaled Sulaiman
Resumo: A temática da organização curricular no campo da educação profissional e tecnológica é envolta em complexidade e conflitos de interesses antagônicos. No que se refere ao ensino médio integrado, à luz da formação humana integral, o cenário ideal é o da integração curricular, havendo elo entre os saberes gerais e os conhecimentos do mundo do trabalho. Entretanto, as recentes mudanças ocorridas em função da implementação do novo ensino médio no Brasil acabaram arrefecendo o alcance deste objetivo em nome da perpetuação do ensino dualista. O objetivo geral do estudo consiste em analisar se o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IF Campus – Ceres demonstra o êxito esperado na consecução dos seus propósitos de Currículo Integrado. Os aportes teóricos do estudo abarcaram autores como Frigotto (2012), Moura (2012), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Ramos (2017). Trata-se de uma pesquisa exploratória, apoiada no estudo de caso focalizado na organização curricular do curso técnico em meio ambiente do Campus Ceres. Num primeiro momento, a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas junto a 12 professores (sendo seis do núcleo comum e outros seis do núcleo técnico) e, quatro gestores do referido campus. A prática de pesquisa permitiu constatar que a integração curricular no curso de meio ambiente não é algo consolidado, uma vez que problemas referentes a formação de professores, barreiras culturais e falta de integração entre núcleo comum e técnico são óbices que impedem a consolidação desta integração. Diante destas lacunas detectadas, criou-se um produto educacional, mais precisamente um e-book, cujo teor traz 10 sugestões de atividades para serem reproduzidas no ensino médio integrado. A validação do produto ocorreu com a aplicação de um questionário junto a oito professores e dois gestores do Campus Ceres. O produto foi muito bem avaliado e espera-se que este material sirva como um guia para professores de todo o Brasil consigam não lecionar suas disciplinas articuladas com outras matérias, mas também para promover a formação cidadã, objetivo primal no campo da educação profissional e tecnológica.
Abstract: The subject of curricular organization in the field of professional and technological education is shrouded in complexity and conflicts of antagonistic interests. With regard to integrated secondary education, in the light of comprehensive human training, the ideal scenario is curricular integration, with a link between general knowledge and knowledge from the world of work. However, the recent changes that occurred due to the implementation of the new secondary education in Brazil ended up reducing the reach of this objective in the name of perpetuating the dualist education. The general objective of the study is to analyze whether the Pedagogical Project of the Technical Course in the Environment Integrated to High School of the IF Campus - Ceres demonstrates the expected success in achieving its purposes of Integrated Curriculum. The theoretical contributions of the study included autors such as Frigotto (2012), Moura (2012), Moura, Lima Filho and Silva (2015) and Ramos (2017). This is a bibliographical and exploratory research, supported by a case study focused on the curricular organization of the technical course on the environment at Campus Ceres. At first, data collection took place through the realization a semi-structured interview to 12 teachers (six from the common core and six from the technical core) and four managers of the aforementioned campus. The research practice showed that curricular integration in the environment course is not something consolidated, since problems related to teacher training, cultural barriers and lack of integration between the common and technical core are obstacles that prevent the consolidation of this integration. Given these detected gaps, an educational product was created, more precisely an e-book, whose content brings 10 suggestions for activities to be reproduced in integrated secondary education. The validation of the product occurred with the application of a questionnaire with eight teachers and two managers of Campus Ceres. The product was very well evaluated and it is hoped that this material will serve as a guide for teachers throughout Brazil to manage not only to teach their subjects articulated with other subjects, but also to promote citizen training, a primary objective in the field of professional and technological education.
Palavras-chave: Organização Curricular
Dualidade na Educação
Função Social da Escola
Ensino Médio Integrado
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3779
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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