Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898933911701945pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Marcos de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038056571074237pt_BR
dc.contributor.referee2Khidir, Kaled Sulaiman-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003591112986271pt_BR
dc.creatorRibeiro, Lucilene Batista-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3314978798213791pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T13:04:43Z-
dc.date.available2023-07-28-
dc.date.available2023-07-25T13:04:43Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3779-
dc.description.abstractThe subject of curricular organization in the field of professional and technological education is shrouded in complexity and conflicts of antagonistic interests. With regard to integrated secondary education, in the light of comprehensive human training, the ideal scenario is curricular integration, with a link between general knowledge and knowledge from the world of work. However, the recent changes that occurred due to the implementation of the new secondary education in Brazil ended up reducing the reach of this objective in the name of perpetuating the dualist education. The general objective of the study is to analyze whether the Pedagogical Project of the Technical Course in the Environment Integrated to High School of the IF Campus - Ceres demonstrates the expected success in achieving its purposes of Integrated Curriculum. The theoretical contributions of the study included autors such as Frigotto (2012), Moura (2012), Moura, Lima Filho and Silva (2015) and Ramos (2017). This is a bibliographical and exploratory research, supported by a case study focused on the curricular organization of the technical course on the environment at Campus Ceres. At first, data collection took place through the realization a semi-structured interview to 12 teachers (six from the common core and six from the technical core) and four managers of the aforementioned campus. The research practice showed that curricular integration in the environment course is not something consolidated, since problems related to teacher training, cultural barriers and lack of integration between the common and technical core are obstacles that prevent the consolidation of this integration. Given these detected gaps, an educational product was created, more precisely an e-book, whose content brings 10 suggestions for activities to be reproduced in integrated secondary education. The validation of the product occurred with the application of a questionnaire with eight teachers and two managers of Campus Ceres. The product was very well evaluated and it is hoped that this material will serve as a guide for teachers throughout Brazil to manage not only to teach their subjects articulated with other subjects, but also to promote citizen training, a primary objective in the field of professional and technological education.pt_BR
dc.description.resumoA temática da organização curricular no campo da educação profissional e tecnológica é envolta em complexidade e conflitos de interesses antagônicos. No que se refere ao ensino médio integrado, à luz da formação humana integral, o cenário ideal é o da integração curricular, havendo elo entre os saberes gerais e os conhecimentos do mundo do trabalho. Entretanto, as recentes mudanças ocorridas em função da implementação do novo ensino médio no Brasil acabaram arrefecendo o alcance deste objetivo em nome da perpetuação do ensino dualista. O objetivo geral do estudo consiste em analisar se o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IF Campus – Ceres demonstra o êxito esperado na consecução dos seus propósitos de Currículo Integrado. Os aportes teóricos do estudo abarcaram autores como Frigotto (2012), Moura (2012), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Ramos (2017). Trata-se de uma pesquisa exploratória, apoiada no estudo de caso focalizado na organização curricular do curso técnico em meio ambiente do Campus Ceres. Num primeiro momento, a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas junto a 12 professores (sendo seis do núcleo comum e outros seis do núcleo técnico) e, quatro gestores do referido campus. A prática de pesquisa permitiu constatar que a integração curricular no curso de meio ambiente não é algo consolidado, uma vez que problemas referentes a formação de professores, barreiras culturais e falta de integração entre núcleo comum e técnico são óbices que impedem a consolidação desta integração. Diante destas lacunas detectadas, criou-se um produto educacional, mais precisamente um e-book, cujo teor traz 10 sugestões de atividades para serem reproduzidas no ensino médio integrado. A validação do produto ocorreu com a aplicação de um questionário junto a oito professores e dois gestores do Campus Ceres. O produto foi muito bem avaliado e espera-se que este material sirva como um guia para professores de todo o Brasil consigam não lecionar suas disciplinas articuladas com outras matérias, mas também para promover a formação cidadã, objetivo primal no campo da educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucilene Batista Ribeiro (lucilene.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-07-25T12:38:13Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Lucilene_Batista_Ribeiro.pdf: 16915076 bytes, checksum: 1294cffdbb555691c66dd7df6d9b43ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-25T12:59:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Lucilene_Batista_Ribeiro.pdf: 16915076 bytes, checksum: 1294cffdbb555691c66dd7df6d9b43ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-25T13:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Lucilene_Batista_Ribeiro.pdf: 16915076 bytes, checksum: 1294cffdbb555691c66dd7df6d9b43ca (MD5) Previous issue date: 2023-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrganização Curricularpt_BR
dc.subjectDualidade na Educaçãopt_BR
dc.subjectFunção Social da Escolapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA PROPOSTA DE CURRÍCULO INTEGRADOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Lucilene_Batista_Ribeiro.pdf16,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons