Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3339
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO VERDE – GO
Título(s) alternativo(s): Theoretical contributions to the literacy cycle in municipal schools in Rio Verde – GO
Autor(es): Valerius, Vânia Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Primeiro Membro da Banca: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Segundo Membro da Banca: Nunes, Patrícia Gouvêa
Terceiro Membro da Banca: Silva, Fernanda Costa Fagundes
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de pós-graduação, que teve como objetivo aprofundar o estudo sobre o uso da leitura e escrita no Ciclo de Alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se a realização de uma análise específica no Ciclo de Alfabetização das escolas municipais de Rio Verde, verificando sua relação da qualidade do ensino, com a compreensão do mundo da leitura e escrita no período da alfabetização. Resultando no desenvolvimento pleno e na aquisição de conhecimentos no sentido de construir a autonomia, crítica social e criativa na sociedade. Buscou-se refletir sobre a relação da alfabetização com o conhecimento prévio do educando, por meio da prática pedagógica docente nos anos iniciais como aquele que analisa, questiona e sabe expressar-se com clareza e coerência. Considerando que a educação no município de Rio Verde – GO, adota o sistema do Ciclo de Alfabetização nas escolas da rede, ela objetiva a alfabetização no final de ciclo. A fundamentação teórica é sustentada por autores que defendem a alfabetização, entre eles: Barbosa (2013), Leal e Morais (2010), Soares (2003), Freire (2001), Ferreiro (1983), dentre outros. A formação docente e alfabetização como um processo desenvolvido na sala de aula e além da mesma, são questões relevantes quanto ao processo de alfabetização e reflexões pertinentes aqui discutidas.
Abstract: The present work is the result of a postgraduate research, which aimed to deepen the study on the use of reading and writing in the Literacy Cycle that comprises the 1st to the 3rd year of Elementary School. It is intended to verify its relationship of improving the quality of ality of teaching and life, with and understanding of the world of reading and writing in the period of literacy, resulting in the full development and acquisition of knowledge in order to build autonomy, criticism, social and in society. One of the hypotheses presented is the relationship between literacy and the student's prior knowledge, with pedagogical practice and the relevance of the teacher’s foundation in the early years, evidence the learning that is sought for the education of the literacy student as the one who analyzes, questions and knows how to express himself clearly and coherently. Education in the municipality of Rio Verde - GO adopts the Literacy Cycle system in the schools of the network, aiming at their literacy at the end of the cycle. The theoretical foundation is supported by authors who defend literacy, among them:Barbosa (2013), Leal and Morais (2010), Soares (2003), Freire (2001), Ferreiro (1983), among others. Teacher education and literacy as a process developed in the classroom and beyond, are relevant issues regarding the literacy process and pertinent reflections discussed here.
Palavras-chave: Ciclo de alfabetização
Escola
Leitura
Escrita
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: Valerius, Vânia Pereira da Silva. Contributos teóricos para o ciclo de alfabetização em escolas municipais de Rio Verde – GO / Vânia Pereira da Silva Valerius; orientadora: Jeanne Mesquita de Paula Leão. Rio Verde, 2023. 20p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3339
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Vânia Pereira da Silva Valerius_.pdf380,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.