Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leão, Jeanne Mesquita de Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684675195031920 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leão, Jeanne Mesquita de Paula | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6790051559983366 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Patrícia Gouvêa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3417906132084628 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Fernanda Costa Fagundes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6809404356859872 | pt_BR |
dc.creator | Valerius, Vânia Pereira da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684675195031920 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T11:43:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25 | - |
dc.date.available | 2023-01-27T11:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-09 | - |
dc.identifier.citation | Valerius, Vânia Pereira da Silva. Contributos teóricos para o ciclo de alfabetização em escolas municipais de Rio Verde – GO / Vânia Pereira da Silva Valerius; orientadora: Jeanne Mesquita de Paula Leão. Rio Verde, 2023. 20p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3339 | - |
dc.description.abstract | The present work is the result of a postgraduate research, which aimed to deepen the study on the use of reading and writing in the Literacy Cycle that comprises the 1st to the 3rd year of Elementary School. It is intended to verify its relationship of improving the quality of ality of teaching and life, with and understanding of the world of reading and writing in the period of literacy, resulting in the full development and acquisition of knowledge in order to build autonomy, criticism, social and in society. One of the hypotheses presented is the relationship between literacy and the student's prior knowledge, with pedagogical practice and the relevance of the teacher’s foundation in the early years, evidence the learning that is sought for the education of the literacy student as the one who analyzes, questions and knows how to express himself clearly and coherently. Education in the municipality of Rio Verde - GO adopts the Literacy Cycle system in the schools of the network, aiming at their literacy at the end of the cycle. The theoretical foundation is supported by authors who defend literacy, among them:Barbosa (2013), Leal and Morais (2010), Soares (2003), Freire (2001), Ferreiro (1983), among others. Teacher education and literacy as a process developed in the classroom and beyond, are relevant issues regarding the literacy process and pertinent reflections discussed here. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de pós-graduação, que teve como objetivo aprofundar o estudo sobre o uso da leitura e escrita no Ciclo de Alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Pretendeu-se a realização de uma análise específica no Ciclo de Alfabetização das escolas municipais de Rio Verde, verificando sua relação da qualidade do ensino, com a compreensão do mundo da leitura e escrita no período da alfabetização. Resultando no desenvolvimento pleno e na aquisição de conhecimentos no sentido de construir a autonomia, crítica social e criativa na sociedade. Buscou-se refletir sobre a relação da alfabetização com o conhecimento prévio do educando, por meio da prática pedagógica docente nos anos iniciais como aquele que analisa, questiona e sabe expressar-se com clareza e coerência. Considerando que a educação no município de Rio Verde – GO, adota o sistema do Ciclo de Alfabetização nas escolas da rede, ela objetiva a alfabetização no final de ciclo. A fundamentação teórica é sustentada por autores que defendem a alfabetização, entre eles: Barbosa (2013), Leal e Morais (2010), Soares (2003), Freire (2001), Ferreiro (1983), dentre outros. A formação docente e alfabetização como um processo desenvolvido na sala de aula e além da mesma, são questões relevantes quanto ao processo de alfabetização e reflexões pertinentes aqui discutidas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-27T10:29:29Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Vânia Pereira da Silva Valerius_.pdf: 389904 bytes, checksum: 46023fe2dea1f74679ec989c4f40a97c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-27T11:43:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Vânia Pereira da Silva Valerius_.pdf: 389904 bytes, checksum: 46023fe2dea1f74679ec989c4f40a97c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-27T11:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Vânia Pereira da Silva Valerius_.pdf: 389904 bytes, checksum: 46023fe2dea1f74679ec989c4f40a97c (MD5) Previous issue date: 2021-03-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, José. Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/o - pacto> Acesso em: 21 dez.2019. _____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Básica para a Educação Infantil. Brasília, 2010. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2. versão. Brasília, DF, 2016. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1998. BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs.). Ler e Escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. 2.ed. São Paulo: Autêntica, 2010. COOK-GUMPERZ, J. (1991) Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: COOK-GUMPERZ, J. (org.) A construção social da Alfabetização. Trad.Dayse Batista. Cap. 2, p. 27-57. Porto Alegre: Artes Médicas. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2001. ______ . Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1983. ______; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. FERREIRO, Emília. Cultura escrita e educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2001. FERREIRO, Emília. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996. ______. Com todas as letras. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1993. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 40.ed. São Paulo: Cortez, 2001. ______. Pedagogia do Oprimido, 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 1998. LEAL, Telma Ferraz; GALVÃO, Andréa . Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com professores(as), in: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 MEC/SEB, 2007.Ministério da Educação e do Desporto. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB 2007: Relatório Nacional. Brasília: INEP, 2007, SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tania M. K.(org). Teorias e práticas de letramento. Brasília, DF: Inep, 2007. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998. ______. Letramento: Um tema de três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ______. Alfabetização e letramento. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2007. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 8. ed. São Paulo, Cortez, 1998. TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. São Paulo: Pontes, 1998. TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CAUDAU, V. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. VYGOTSKI, Lev Semionovitch .Formação Social da Mente. 6. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2000. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO VERDE – GO | pt_BR |
dc.title.alternative | Theoretical contributions to the literacy cycle in municipal schools in Rio Verde – GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Vânia Pereira da Silva Valerius_.pdf | 380,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.