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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO AO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
Autor(es): Silva, Tatiane Bento da
Primeiro Orientador: Garcia, Júlio Cezar
Segundo Orientador: Silva, Ruth Aparecida Viana da
Primeiro Membro da Banca: Garcia, Júlio Cezar
Segundo Membro da Banca: Silva, Jose Geraldo
Terceiro Membro da Banca: LIma, Claudia Caetano Gonçalves Mendes
Resumo: O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do contexto histórico da Educação Integral (EI) no Brasil, na perspectiva do Programa Mais Educação (PME) ao Programa Novo Mais Educação (PNME). Enfoca as controvérsias desta expansão da jornada escolar, e como esses programas dialogam com a concepção de EI, uma vez que fundamentada em uma concepção histórica e sociológica, entende-se a educação como prática social historicamente constituída. Recorre à pesquisa bibliográfica e documental. Discute o contexto histórico da EI no Brasil, sua fundamentação legal, e a discussão no que se refere ao PME e PNME, enquanto proposta indutora de EI e em Tempo Integral (TI) do Ministério da Educação (MEC). Conclui que há que pensar na qualidade das aprendizagens na mesma dimensão em que se dá a extensão do tempo, conforme o ideal de formação plena do indivíduo, em favor de melhorar a aprendizagem e, assim, ensejar a ressignificação da prática pedagógica e do espaço escolar.
Abstract: This article aims to promote a reflection on the historical context of Integral Education (EI) in Brazil, from the perspective of the More Education Program (PME) to the New More Education Program (PNME). It focuses on the controversies of this expansion of the school day, and how these programs dialogue with the concept of EI, since it is based on a historical and sociological conception, education is understood as a historically constituted social practice. It resorts to bibliographic and documentary research. It discusses the historical context of EI in Brazil, its legal basis, and the discussion regarding the PME and PNME, as a proposal inducing EI and in Full Time (TI) of the Ministry of Education (MEC). It concludes that it is necessary to think about the quality of learning in the same dimension in which the extension of time takes place, according to the ideal of full training of the individual, in favor of improving learning and, thus, giving rise to the re-signification of pedagogical practice and the school space.
Palavras-chave: Educação Integral
Escola de Tempo Integral
Manifesto de 1932
Programa Mais Educação
Programa Novo Mais Educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3314
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

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