Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3314
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO AO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO |
metadata.dc.creator: | Silva, Tatiane Bento da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Garcia, Júlio Cezar |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Silva, Ruth Aparecida Viana da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Garcia, Júlio Cezar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jose Geraldo |
metadata.dc.contributor.referee3: | LIma, Claudia Caetano Gonçalves Mendes |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do contexto histórico da Educação Integral (EI) no Brasil, na perspectiva do Programa Mais Educação (PME) ao Programa Novo Mais Educação (PNME). Enfoca as controvérsias desta expansão da jornada escolar, e como esses programas dialogam com a concepção de EI, uma vez que fundamentada em uma concepção histórica e sociológica, entende-se a educação como prática social historicamente constituída. Recorre à pesquisa bibliográfica e documental. Discute o contexto histórico da EI no Brasil, sua fundamentação legal, e a discussão no que se refere ao PME e PNME, enquanto proposta indutora de EI e em Tempo Integral (TI) do Ministério da Educação (MEC). Conclui que há que pensar na qualidade das aprendizagens na mesma dimensão em que se dá a extensão do tempo, conforme o ideal de formação plena do indivíduo, em favor de melhorar a aprendizagem e, assim, ensejar a ressignificação da prática pedagógica e do espaço escolar. |
Abstract: | This article aims to promote a reflection on the historical context of Integral Education (EI) in Brazil, from the perspective of the More Education Program (PME) to the New More Education Program (PNME). It focuses on the controversies of this expansion of the school day, and how these programs dialogue with the concept of EI, since it is based on a historical and sociological conception, education is understood as a historically constituted social practice. It resorts to bibliographic and documentary research. It discusses the historical context of EI in Brazil, its legal basis, and the discussion regarding the PME and PNME, as a proposal inducing EI and in Full Time (TI) of the Ministry of Education (MEC). It concludes that it is necessary to think about the quality of learning in the same dimension in which the extension of time takes place, according to the ideal of full training of the individual, in favor of improving learning and, thus, giving rise to the re-signification of pedagogical practice and the school space. |
Keywords: | Educação Integral Escola de Tempo Integral Manifesto de 1932 Programa Mais Educação Programa Novo Mais Educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3314 |
Issue Date: | 5-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Tatiane Bento da Silva .pdf | 923,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.