Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Garcia, Júlio Cezar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Ruth Aparecida Viana da-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Júlio Cezar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jose Geraldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818556626306860pt_BR
dc.contributor.referee3LIma, Claudia Caetano Gonçalves Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4283811841189217pt_BR
dc.creatorSilva, Tatiane Bento da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1162196466783260pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-11T15:19:03Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2023-01-11T15:19:03Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3314-
dc.description.abstractThis article aims to promote a reflection on the historical context of Integral Education (EI) in Brazil, from the perspective of the More Education Program (PME) to the New More Education Program (PNME). It focuses on the controversies of this expansion of the school day, and how these programs dialogue with the concept of EI, since it is based on a historical and sociological conception, education is understood as a historically constituted social practice. It resorts to bibliographic and documentary research. It discusses the historical context of EI in Brazil, its legal basis, and the discussion regarding the PME and PNME, as a proposal inducing EI and in Full Time (TI) of the Ministry of Education (MEC). It concludes that it is necessary to think about the quality of learning in the same dimension in which the extension of time takes place, according to the ideal of full training of the individual, in favor of improving learning and, thus, giving rise to the re-signification of pedagogical practice and the school space.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca do contexto histórico da Educação Integral (EI) no Brasil, na perspectiva do Programa Mais Educação (PME) ao Programa Novo Mais Educação (PNME). Enfoca as controvérsias desta expansão da jornada escolar, e como esses programas dialogam com a concepção de EI, uma vez que fundamentada em uma concepção histórica e sociológica, entende-se a educação como prática social historicamente constituída. Recorre à pesquisa bibliográfica e documental. Discute o contexto histórico da EI no Brasil, sua fundamentação legal, e a discussão no que se refere ao PME e PNME, enquanto proposta indutora de EI e em Tempo Integral (TI) do Ministério da Educação (MEC). Conclui que há que pensar na qualidade das aprendizagens na mesma dimensão em que se dá a extensão do tempo, conforme o ideal de formação plena do indivíduo, em favor de melhorar a aprendizagem e, assim, ensejar a ressignificação da prática pedagógica e do espaço escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Bento da Silva (tatiane.bento@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-11T14:44:21Z No. of bitstreams: 1 Tatiane Bento - Artigo para repositório.pdf: 945844 bytes, checksum: 71402231cc2d39740344ae08a6e4f27c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-11T15:14:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tatiane Bento - Artigo para repositório.pdf: 945844 bytes, checksum: 71402231cc2d39740344ae08a6e4f27c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T15:19:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiane Bento - Artigo para repositório.pdf: 945844 bytes, checksum: 71402231cc2d39740344ae08a6e4f27c (MD5) Previous issue date: 2022-12-05en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectManifesto de 1932pt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO AO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Tatiane Bento da Silva .pdf923,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.