Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Barros, Neuci Alves da Silva |
Primeiro Orientador: | Corsi, Solange da Silva |
Primeiro Membro da Banca: | Araújo, Maria Dolores Martins de |
Segundo Membro da Banca: | Macedo, Ondina Maria da Silva |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo central apresentar algumas considerações sobre a prática de produção textual e os gêneros textuais. Para tanto, focar-se-á na concepção da produção de texto, apontando práticas viáveis para o trabalho com gêneros textuais na primeira fase do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo o aporte teórico foi constituído de autores como Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock e Elias (2014), CostaPereira e Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), entre outros. Os resultados obtidos revelam a importância de se ofertar, nos anos iniciais do ensino fundamental, atividades que estejam focadas em práticas de produção textual a partir dos gêneros textuais, pois tais atividades são a base para a formação de sujeitos críticos frente à realidade discente. |
Abstract: | This article aims to present some considerations about the practice of textual production and textual genres. Therefore, it will focus on the conception of text production, pointing out viable practices for working with textual genres in the first phase of elementary school. It is, therefore, a bibliographical research, of a qualitative nature, whose theoretical contribution was composed of authors such as Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock and Elias (2014), CostaPereira and Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), among others. The results obtained reveal the importance of offering, in the early years of elementary school, activities that are focused on practices of textual production from textual genres, as such activities are the basis for the formation of critical subjects facing the student reality. |
Palavras-chave: | Ensino-Aprendizagem De Língua Materna Gêneros Textuais Leitura Produção De Texto |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.