Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Barros, Neuci Alves da Silva
Primeiro Orientador: Corsi, Solange da Silva
Primeiro Membro da Banca: Araújo, Maria Dolores Martins de
Segundo Membro da Banca: Macedo, Ondina Maria da Silva
Resumo: Este artigo tem como objetivo central apresentar algumas considerações sobre a prática de produção textual e os gêneros textuais. Para tanto, focar-se-á na concepção da produção de texto, apontando práticas viáveis para o trabalho com gêneros textuais na primeira fase do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo o aporte teórico foi constituído de autores como Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock e Elias (2014), CostaPereira e Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), entre outros. Os resultados obtidos revelam a importância de se ofertar, nos anos iniciais do ensino fundamental, atividades que estejam focadas em práticas de produção textual a partir dos gêneros textuais, pois tais atividades são a base para a formação de sujeitos críticos frente à realidade discente.
Abstract: This article aims to present some considerations about the practice of textual production and textual genres. Therefore, it will focus on the conception of text production, pointing out viable practices for working with textual genres in the first phase of elementary school. It is, therefore, a bibliographical research, of a qualitative nature, whose theoretical contribution was composed of authors such as Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock and Elias (2014), CostaPereira and Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), among others. The results obtained reveal the importance of offering, in the early years of elementary school, activities that are focused on practices of textual production from textual genres, as such activities are the basis for the formation of critical subjects facing the student reality.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem De Língua Materna
Gêneros Textuais
Leitura
Produção De Texto
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.