Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Corsi, Solange da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6820595732554665 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Maria Dolores Martins de | - |
dc.contributor.referee2 | Macedo, Ondina Maria da Silva | - |
dc.creator | Barros, Neuci Alves da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3519708908408860 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T13:37:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-31 | - |
dc.date.available | 2022-06-01T13:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2543 | - |
dc.description.abstract | This article aims to present some considerations about the practice of textual production and textual genres. Therefore, it will focus on the conception of text production, pointing out viable practices for working with textual genres in the first phase of elementary school. It is, therefore, a bibliographical research, of a qualitative nature, whose theoretical contribution was composed of authors such as Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock and Elias (2014), CostaPereira and Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), among others. The results obtained reveal the importance of offering, in the early years of elementary school, activities that are focused on practices of textual production from textual genres, as such activities are the basis for the formation of critical subjects facing the student reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo central apresentar algumas considerações sobre a prática de produção textual e os gêneros textuais. Para tanto, focar-se-á na concepção da produção de texto, apontando práticas viáveis para o trabalho com gêneros textuais na primeira fase do ensino fundamental. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo o aporte teórico foi constituído de autores como Antunes (2003), Bakhtin (2009), Bettes (2010), Kock e Elias (2014), CostaPereira e Sousa (2017), Rojo (2012), Soares (2004), entre outros. Os resultados obtidos revelam a importância de se ofertar, nos anos iniciais do ensino fundamental, atividades que estejam focadas em práticas de produção textual a partir dos gêneros textuais, pois tais atividades são a base para a formação de sujeitos críticos frente à realidade discente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Neuci Alves da Silva Barros (2019203302360197@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-31T20:38:18Z No. of bitstreams: 1 OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf: 1342126 bytes, checksum: b5337c7778507a9f361dd5c434ee69ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-06-01T13:32:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf: 1342126 bytes, checksum: b5337c7778507a9f361dd5c434ee69ec (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-01T13:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf: 1342126 bytes, checksum: b5337c7778507a9f361dd5c434ee69ec (MD5) Previous issue date: 2021-03-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003. ______. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. ANJOS, Aline Marques Santana dos; XAVIER, Camila Oliveira. Gêneros textuais em sala de aula: instrumento para ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Anais... III Seminário de Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. v.3, 2015. Disponível em: | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem De Língua Materna | pt_BR |
dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção De Texto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.