Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2359
Tipo: Dissertação
Título: DESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(es): Vasconcelos, Mirian Rodrigues Silva
Primeiro Orientador: Matos, Fernando Barbosa
Primeiro Membro da Banca: Felício, Crícia Zilda
Segundo Membro da Banca: Ferreira, Júlio César
Terceiro Membro da Banca: Garcia, Júlio Cézar
Resumo: Acompanhando a tendência das tecnologias de informação e comunicação na sociedade do século XXI e no processo educacional, a Educação a Distância (EaD) é uma realidade em constante expansão, trazendo novas possibilidades e desafios para os professores como mediadores desse processo e para a formação efetiva dos alunos no contexto tecnológico. Buscando caminhos que auxiliem nas práticas pedagógicas em EaD, este estudo visa analisar a viabilidade de uso das técnicas do Design Instrucional (DI) por professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância, visando à formação integral dos alunos. Os sujeitos selecionados para a realização desta pesquisa são os docentes do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos que atuam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O procedimento investigativo baseou-se na pesquisa qualitativa exploratória e aplicada, com métodos bibliográficos e de estudo de campo. Os principais autores que nortearam o referencial bibliográfico foram Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) e Tractemberg (2020), endossando as características e aplicação do Design Instrucional; Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) e Ramos (2008), elencando os preceitos da EPT e da formação integral; Moran (2002, 2006, 2015) e Moore e Kearsley (2008), apresentando os conceitos e características da EaD. Como Teoria de Aprendizagem, teve-se o aporte em Paulo Freire (1987, 1996, 2000), patrono da educação brasileira reconhecido internacionalmente. O percurso metodológico deu-se no desenvolvimento e aplicação do curso sobre as premissas do DI. Após a prática educativa, os Professores Participantes afirmaram, via questionário de validação, que foram capazes de compreender as etapas e a relevância do planejamento proposto nas etapas do DI e que pretendem praticar os conceitos abordados em suas disciplinas em EaD. A partir disso, este estudo sugere que é viável o uso das técnicas do Design Instrucional por professores que atuam na EPT em EaD, visando à formação integral dos alunos.
Abstract: Following the trend of information and communication technologies in 21st century society and in the educational process, Distance Education is a constantly expanding reality, bringing new possibilities and challenges for teachers as mediators of this process and for the effective training of students in the technological context. Seeking ways that help in pedagogical practice in EaD, this study aims to analyze the feasibility of using Instructional Design techniques by teachers who work in Professional and Technological Education at a distance, aiming at the integral formation of students. The subjects selected to carry out this research are the professors of the Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos who work in the virtual learning environment Moodle, the institution's official VLE. The investigative procedure was based on exploratory and applied qualitative research, with bibliographic and field study methods. The main authors who guided the bibliographic reference were Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) and Tractemberg (2020) endorsing the characteristics and application of Instructional Design, Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) and Ramos (2008) listing the precepts of comprehensive training and work as an educational principle, Moran (2002, 2006, 2015) and Moore and Kearsley (2008) presenting the concepts of Distance Education. As Learning Theory, Paulo Freire (1987, 1996, 2000) was used. The methodological path took place in the development and application of the course on the premises of Instructional Design. After the educational practice, the Participating Teachers affirmed via a validation questionnaire that they were able to understand the stages and the relevance of planning and that they intend to practice the concepts covered in their disciplines in EaD. Based on the above, this study suggests that the use of Instructional Design techniques by teachers who work in Professional and Technological Education at a distance is viable, aiming at the integral formation of students.
Palavras-chave: Design Instrucional
Educação a Distância
Educação Profissional e Tecnológica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2359
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons