Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Fernando Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242213138330605pt_BR
dc.contributor.referee1Felício, Crícia Zilda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037264519448671pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Júlio César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.contributor.referee3Garcia, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Mirian Rodrigues Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343946046114102pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T20:46:51Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-02-21T20:46:51Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2359-
dc.description.abstractFollowing the trend of information and communication technologies in 21st century society and in the educational process, Distance Education is a constantly expanding reality, bringing new possibilities and challenges for teachers as mediators of this process and for the effective training of students in the technological context. Seeking ways that help in pedagogical practice in EaD, this study aims to analyze the feasibility of using Instructional Design techniques by teachers who work in Professional and Technological Education at a distance, aiming at the integral formation of students. The subjects selected to carry out this research are the professors of the Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos who work in the virtual learning environment Moodle, the institution's official VLE. The investigative procedure was based on exploratory and applied qualitative research, with bibliographic and field study methods. The main authors who guided the bibliographic reference were Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) and Tractemberg (2020) endorsing the characteristics and application of Instructional Design, Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) and Ramos (2008) listing the precepts of comprehensive training and work as an educational principle, Moran (2002, 2006, 2015) and Moore and Kearsley (2008) presenting the concepts of Distance Education. As Learning Theory, Paulo Freire (1987, 1996, 2000) was used. The methodological path took place in the development and application of the course on the premises of Instructional Design. After the educational practice, the Participating Teachers affirmed via a validation questionnaire that they were able to understand the stages and the relevance of planning and that they intend to practice the concepts covered in their disciplines in EaD. Based on the above, this study suggests that the use of Instructional Design techniques by teachers who work in Professional and Technological Education at a distance is viable, aiming at the integral formation of students.pt_BR
dc.description.resumoAcompanhando a tendência das tecnologias de informação e comunicação na sociedade do século XXI e no processo educacional, a Educação a Distância (EaD) é uma realidade em constante expansão, trazendo novas possibilidades e desafios para os professores como mediadores desse processo e para a formação efetiva dos alunos no contexto tecnológico. Buscando caminhos que auxiliem nas práticas pedagógicas em EaD, este estudo visa analisar a viabilidade de uso das técnicas do Design Instrucional (DI) por professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância, visando à formação integral dos alunos. Os sujeitos selecionados para a realização desta pesquisa são os docentes do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos que atuam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O procedimento investigativo baseou-se na pesquisa qualitativa exploratória e aplicada, com métodos bibliográficos e de estudo de campo. Os principais autores que nortearam o referencial bibliográfico foram Filatro (2004, 2008, 2010), Albadejo (2016) e Tractemberg (2020), endossando as características e aplicação do Design Instrucional; Frigotto (2005), Ciavatta (2005, 2010, 2012), Saviani (1995, 2007) e Ramos (2008), elencando os preceitos da EPT e da formação integral; Moran (2002, 2006, 2015) e Moore e Kearsley (2008), apresentando os conceitos e características da EaD. Como Teoria de Aprendizagem, teve-se o aporte em Paulo Freire (1987, 1996, 2000), patrono da educação brasileira reconhecido internacionalmente. O percurso metodológico deu-se no desenvolvimento e aplicação do curso sobre as premissas do DI. Após a prática educativa, os Professores Participantes afirmaram, via questionário de validação, que foram capazes de compreender as etapas e a relevância do planejamento proposto nas etapas do DI e que pretendem praticar os conceitos abordados em suas disciplinas em EaD. A partir disso, este estudo sugere que é viável o uso das técnicas do Design Instrucional por professores que atuam na EPT em EaD, visando à formação integral dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirian Rodrigues Silva Vasconcelos (mirian.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-19T14:16:08Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Mirian Vasconcelos - Design Instrucional de cursos na EPT a distância.pdf: 2130839 bytes, checksum: 5efd6aa585a2048761137a1560060175 (MD5) Educapes - Produto Educacional.pdf: 714859 bytes, checksum: ecd1dfe5920f3393f83f223e5fe3d666 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Bom Dia Mirian, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-02-21T13:52:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Mirian Rodrigues Silva Vasconcelos (mirian.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-21T19:23:33Z No. of bitstreams: 2 Educapes - Produto Educacional.pdf: 714859 bytes, checksum: ecd1dfe5920f3393f83f223e5fe3d666 (MD5) Design Instrucional de cursos na Educação Profissional e Tecnológica em EaD - Dissertação Mirian Vasconcelos.pdf: 2807733 bytes, checksum: a796494aa86862f4a1e3079d3939144f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-21T20:40:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Educapes - Produto Educacional.pdf: 714859 bytes, checksum: ecd1dfe5920f3393f83f223e5fe3d666 (MD5) Design Instrucional de cursos na Educação Profissional e Tecnológica em EaD - Dissertação Mirian Vasconcelos.pdf: 2807733 bytes, checksum: a796494aa86862f4a1e3079d3939144f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-21T20:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Educapes - Produto Educacional.pdf: 714859 bytes, checksum: ecd1dfe5920f3393f83f223e5fe3d666 (MD5) Design Instrucional de cursos na Educação Profissional e Tecnológica em EaD - Dissertação Mirian Vasconcelos.pdf: 2807733 bytes, checksum: a796494aa86862f4a1e3079d3939144f (MD5) Previous issue date: 2021-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALBADEJO, P. S. Modelo ADDIE. Curso Design Instrucional: Criando cursos que encantam. 2016. ALTOÉ L. Livro de Paulo Freire é um dos mais requisitados nas universidades de língua inglesa. MultiRio, 2016. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/9759-i-pedagogia-do-oprimido-i-%C3%A9-o-segundo-livro-mais-adotado-na-%C3%A1rea-de-educa%C3%A7%C3%A3o-nas-universidades-de-l%C3%ADngua-inglesa. Acesso em: 07 nov. 2021. ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, p. 9-13, 2009. ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, n. 21, 2011. ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001. BARROS, D. M. V. Estilos de uso do espaço virtual como se aprende e se ensina no virtual? Revista Inter-ação. Goiás, v. 34, n. 1. 2009. BASTOS, T. M. Aprendizagem significativa: uma aprendizagem possível. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 2, p. 3-10, 2018. BENELI, L. de M. Didática da educação a distância: características e concepções de ensino. Revista de Educação, v. 15, n. 19, 2012. BENEDETTI, T. A Importância das TDICs para a Educação. 2020. Disponível em: https://tutormundi.com/blog/importancia-das-tdics-para-a-educacao/. Acesso em:16 nov. 2021. BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve História da Ciência Moderna - Volume 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 25 de dezembro de 1996. BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/ legislacao/decreto5800.pdf. Acesso em: 13 set. 2021. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupação. c2007. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf>. Acesso em: 28 maio 2021. BRASIL. Lei Nº 11.741, de 16 de Julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, DF, 16 Julho 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 03 maio 2021. BRASIL. Decreto nº 9.057 de 25 de Maio de 2017. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 25 Maio 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Brasília, DF: MEC, c2018, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 05 maio 2021. BRASIL. Conselho Nascional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 14 set. 2021. BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014. BRAZ, P. J. Educação a distância e as tecnologias digitais: aprendizagens e desafios para a educação politécnica. 2019. Tese de Doutorado. EPSJV. CARGNELUTTI, C. M. et al. Educadores e profissionais na EaD: o processo de produção de materiais didáticos em uma Equipe Multidisciplinar. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016. CIAVATTA, M.; SILVEIRA, Z. S. da. Celso Suckow da Fonseca. Recife: FJN/Editora Massangana, 2010. CIAVATTA, M. A formação integrada à escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005. CIAVATTA, M.; FRIGOTTO, G. Trabalho como princípio educativo (verbete). In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/publicacao/livro/dicionario-da-educacao-do-campo. Acesso em: 07 set. 2021. CRISTOVÃO, H. M.; NOBRE, I. A. Software educativo e objetivos de aprendizagem. In: NOBRE, I. A. et al. (orgs). Informática na educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, p. 127-59, 2011. DA SILVA, A. R. L. et al. Design instrucional contextualizado em cursos on-line. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – Florianópolis/SC. 2014. COSTA, E. F. L. B. Didática: as especificidades do conhecimento para E.P.T. Youtube, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NYfUB-Hsjbo>. Acesso em: 08 set. 2021. DOMINGUES, I. Ética, ciência e tecnologia. Kriterion: Revista de Filosofia, v. 45, n. 109, p. 159-174, 2004. EDUCAÇÃO. In: MICHAELIS ON-LINE, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos LTDA, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 out. 2021. FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e21911551, 2020. FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Design Instrucional Contextualizado. Associação Brasileira de Educação a distância, Abril 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019. FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo, SP: Pearson, 2008. FILATRO, A. Design instrucional contextualizado educação e tecnologia. 3ª. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2010. FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD. Saraiva Educação SA, 2018. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura) FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FONSECA, S. M. O Estado da Arte sobre as Metodologias Ativas Aplicadas na Educação a Distância. In: Congresso da Associação Brasileira de Educação à Distância-ABED. 2017. p. 1775. FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, p. 59-77, 2018. FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 57-82, 2005. GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Antônio Gramsci: os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 2; Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de pesquisa nas ciências sociais, v. 1, p. 1-15, 2003. HUANG, S.T.; CHO, Y.P.; LIN, Y.P. ADDIE Instruction Design and Cognitive Apprenticeship for Project-based Software Engineering Education in MIS. Asia-Pacific Software Engineering Conference (APSEC), IEEE Computer Society Washington, DC, USA. 2005. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=1607206. acesso em 30 set. 2021. INÁCIO, M. O processo de aprendizagem. Lisboa: Delta Consultores e Perfil, 2007. Disponível em: https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php/49578/mod_resource/content/0/A2/MN_FCT_Mod-A2.pdf. Acesso em: 28 set. 2021. INSTITUTO FEDERAL GOIANO [Site institucional]. Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/morrinhos.html. Acesso em: 20 ago. 2020. JÚNIOR, S. D. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, opinião e Mídia, p. 16, jun. 2014. KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 2003. KLIEBARD, H. M. Os princípios de Tyler. Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, pág. 23-35, 2011. KUENZER, A. Ensino de 2º grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 126. LACERDA, A. L. Contribuições do design instrucional ao ensino presencial de física apoiado por ambiente virtual de aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107319. Acesso em: 20 jul. 2020. LEITE, P. S. C. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. CIAIQ2018, v. 1, 2018. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. MACEDO, C. M. S. de. Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. MANACORDA, M. A. A Pedagogia moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. MARX, K. Processo de trabalho e processo de valorização. In: Antunes, Ricardo (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. SP: Expressão Popular, 2004. MARX, K. O capital-Livro 1: Crítica da economia política. Livro 3: O processo de produção do capital. Boitempo Editorial, 2013. MENEZES, E. T. Verbete mediação pedagógica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/mediacao-pedagogica/>. Acesso em: 22 set. 2021. MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. 2002. Disponível em: http:// www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 13 set. 2021. MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. II, p. 15-33, 2015. MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A.; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2006. MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 2, p. 4-30, 2007. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. Mediação Pedagógica Midiatizada pelas Tecnologias. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 31-38, 2011. PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. X. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS, M. Currículo Integrado. In: Dicionário da educação profissional em saúde. PEREIRA, I; LIMA, J. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. MARTINS, E. DE F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, v. 13, n. 2, p. 201-209, 2008. REISER, R. A. A history of instructional design and technology – part II - a history of instructional design. ETR&D, v. 49, n. 2, 2001, p. 57-67. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504928. Acesso em: 28 set. 2021. RIBAS, I. C. Paulo Freire e a EaD: uma relação próxima e possível. In: Anais do 16º CIAED-Congresso Internacional ABED de EAD; Foz do Iguaçu. 2010. Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2010/cd/3042010090204.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021. ROLINDO, J. M. R. et al. Modelo híbrido: possibilidade de ensino no século XXI. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 14262-14279, 2019. ROSA JÚNIOR, L. C. Metodologias ativas de aprendizagem para a Educação a Distância: uma análise didática para dinamizar sua aplicabilidade. 2015. Dissertação (Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://leto.pucsp.br/bitstream/handle/18201/1/Luiz%20Carlos%20Rosa%20Junior.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020. RUIZ, L. et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Buenos Aires: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 2014. SANTOS, M. dos; SCARABOTTO, S. C. dos A.; MATOS, E. L. M. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação. In: X Congresso Nacional de Educação–EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividade e Educação. Curitiba. 2011. SARDELICH, M. E. Os Papéis da Equipe Docente no processo de acompanhamento da aprendizagem em Cursos a Distância. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, 2011. SARDO, P. M. G. Aprendizagem Baseada em Problemas em Reanimação Cárdio-Pulmonar no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/90664/245726.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jul. 2020. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995, p. 17. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. SCHNEIDER, E. I.; URBANETZ, S. T. O planejamento do processo ensino aprendizagem na Educação a Distância. Curitiba, 2010. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/3042010143007.pdf. Acesso em: 22 set. 2021. SILVA, H. C.; COSTA, M. L. F. A educação profissional e tecnológica na modalidade a distância: história, bases legais e cursos nessa modalidade de ensino. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 36-50, 2017. SONDERMANN, D. V. C. O Design Educacional para a modalidade a distância em uma perspectiva inclusiva: contribuições para/na formação docente. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2010. TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. p. 61–93, 2014, disponível em https://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_03_Aprendizagem_colaborativa.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. TRACTENBERG, R. O design instrucional e suas etapas. Curso teoria e prática do design instrucional. 2020a. TRACTENBERG, R. Análise dos aprendizes. Curso teoria e prática do design instrucional. 2020b. TRACTENBERG, R. Análise dos objetivos de aprendizagem. Curso teoria e prática do design instrucional. 2020c. TRACTENBERG, R. O planejamento da Instrução. Curso teoria e prática do design instrucional. 2020d. TREIN, E.; CIAVATTA, M. A produção capitalista, trabalho e educação: um balanço da discussão nos anos 1980 e 1990. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Orgs.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006. p. 97-116. VARGAS, M. Técnica, Tecnologia e Ciência. Revista Pesquisa Fapesp, 1999. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/tecnica-tecnologia-e-ciencia-i/>. Acesso em: 19 set. 2020. VIEIRA, A. M. D. P.; SOUZA J. A. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, v. 12, n. 40, p. 152-169, 2016. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernãni E da F. Rosa - Porto Alegre: ArtMed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign Instrucionalpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleDESIGN INSTRUCIONAL DE CURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons