Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2354
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO PARA OS ALUNOS DE 6º ANO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO
Other Titles: The study of the teaching book for 6th year students in the municipality of Rio Verde-GO
metadata.dc.creator: Barros, Romilda Antônia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ditomaso, Aline
metadata.dc.contributor.referee1: Ditomaso, Aline
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Jesiel Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
metadata.dc.description.resumo: Diante de tantas ferramentas que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o livro didático continua sendo um dos instrumentos mais utilizados pelos professores em sala de aula. A partir da relevância deste material, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o conteúdo proposto pelo livro didático fornecido pela prefeitura Municipal de Rio Verde - GO, para o sexto ano do Ensino Fundamental, na disciplina de história, verificando se este encontra adequado aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e fisiológicos. Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se a metodologia da análise documental, apresentando os dados a partir da análise qualitativa. Desta forma, observou-se que o livro utilizado está em consonância com a faixa etária proposta, com uma linguagem adequada, exercícios que buscam a argumentação e análise, além de apresentar figuras que facilitam o entendimento do aluno.
Abstract: Faced with so many tools that help the teaching and learning process of students, the textbook remains one of the most used instruments by teachers in the classroom. From the relevance of this material, the objective of this work is to analyze the content proposed by the textbook provided by the Municipality of Rio Verde - GO, for the sixth year of Elementary School, in the discipline of history, verifying if it is adequate to the aspects cognitive, physical, affective and physiological. To meet the proposed objective, the methodology of document analysis was used, presenting the data from the qualitative analysis. In this way, it was observed that the book used is in line with the proposed age group, with an appropriate language, exercises that seek argumentation and analysis, in addition to presenting figures that facilitate the student's understanding.
Keywords: Livro Didático
Disciplina de História
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2354
Issue Date: 30-Oct-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Romilda Antônia da Silva Barros - Copia.pdf448,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.