Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2354
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ditomaso, Aline | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488100074277296 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ditomaso, Aline | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488100074277296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Jesiel Souza | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1262375754694269 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7818909384569762 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Romilda Antônia da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5140230389759233 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:46:16Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15 | - |
dc.date.available | 2022-02-15T14:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2354 | - |
dc.description.abstract | Faced with so many tools that help the teaching and learning process of students, the textbook remains one of the most used instruments by teachers in the classroom. From the relevance of this material, the objective of this work is to analyze the content proposed by the textbook provided by the Municipality of Rio Verde - GO, for the sixth year of Elementary School, in the discipline of history, verifying if it is adequate to the aspects cognitive, physical, affective and physiological. To meet the proposed objective, the methodology of document analysis was used, presenting the data from the qualitative analysis. In this way, it was observed that the book used is in line with the proposed age group, with an appropriate language, exercises that seek argumentation and analysis, in addition to presenting figures that facilitate the student's understanding. | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante de tantas ferramentas que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o livro didático continua sendo um dos instrumentos mais utilizados pelos professores em sala de aula. A partir da relevância deste material, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o conteúdo proposto pelo livro didático fornecido pela prefeitura Municipal de Rio Verde - GO, para o sexto ano do Ensino Fundamental, na disciplina de história, verificando se este encontra adequado aos aspectos cognitivos, físicos, afetivos e fisiológicos. Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se a metodologia da análise documental, apresentando os dados a partir da análise qualitativa. Desta forma, observou-se que o livro utilizado está em consonância com a faixa etária proposta, com uma linguagem adequada, exercícios que buscam a argumentação e análise, além de apresentar figuras que facilitam o entendimento do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T11:23:56Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Romilda Antônia da Silva Barros - Copia.pdf: 458820 bytes, checksum: a5b4efbadfe053968a95d29039de8a6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-15T14:34:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Romilda Antônia da Silva Barros - Copia.pdf: 458820 bytes, checksum: a5b4efbadfe053968a95d29039de8a6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-15T14:46:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Romilda Antônia da Silva Barros - Copia.pdf: 458820 bytes, checksum: a5b4efbadfe053968a95d29039de8a6f (MD5) Previous issue date: 2021-10-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, MARIA REGINA, História do Brasil: São Paulo 2012. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BECKER, FERNANDO. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: 2001. BRANDÃO, C.R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2005. BRASIL. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Paraná, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRODBECK, Marta de Souza Lima. O ensino de história: um processo de construção permanente: história ensino fundamental. BARCA, Isabel. Revista educar. Dossiê Educação histórica. Curitiba: UFPR, 2006. BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2004. CUNHA, Andréia Cristina da. Escola Municipal x Escola Estadual: duas fases do ensino fundamental, duas redes de ensino distintas, desarticuladas entre si. Produção Didático-Pedagógica: Turma 2016/2017. Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Jacarezinho: 2016. F. OSTERMAN, C.J, H CAVALCANTE, educação disponível fevereiro 2015. FERNANDES, Ana Claudia. ARIBABÁ MAIS: História: 6º ao 9º ano, componente curricular. São Paulo, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996. SILVA, Marcos Guimaraes. Ensinar história no século XX: 2012 HUNT, Lynn. Apresentação: história, cultura e texto. In: . A nova história cultural. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 16. Edição do Rio de Janeiro: 1994. JORN, Rusen, editado no livro ENSINAR HISTÓRIA, p.80, 2010, Maria Auxiliadora Schmidt. KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones. UNAD: Bogotá. n. 14. Jul - Dec. p.55 – 73. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/322589335.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2021. LACOSTE, YVES. A História: isso serve em primeiro lugar. 4. ed. São Paulo: Papirus, 1997. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. MARC, Bloch. O ensino de história Rio de Janeiro. 2007 MASSETTO, Marcos T. Didática: São Paulo: FTD, 1997. MARTINS, Ana Rita. O que ensinar em história. 01 de dezembro de 2008. MARTINEZ, FlaviaWegrzyn; CAMPOS, Jeferson de. A sociologia de Pierre Bourdieu. Disponível em: Acesso em: 08 jul. 2016 MATOZZ, Ivo. A história ensinada, didática e do saber histórico p. 3. 1998 MORIOT. Henri – Didática de história .1993 MAUAD, Ana Maria. As imagens que educam e instruem: usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história. In: DIA, Margarida; STAMATTO, Inês. O livro didático de história: políticas, educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007. ______. Ministério da educação. Introdução geral. Guia de livros didáticos de 1ª a 4ª séries – PNLD/2004. Brasília: Ministério da Educação, p. 9-29, 2003. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v. 01, n. 03, 2. Sem. 1996. PIAGET Jeans. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: 1971. PILETTI, Nelson. A reforma formando de Azevedo: Distrito federal 2000. RIZZI, C. B.; COSTA, A. C. R. O período de desenvolvimento das operações formais na perspectiva piagetiana: aspectos mentais, sociais e estrutura. Educere. Umuarama. v. 4, n. 1, p.29-42, 2004. RUSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história, Brasília 2001. SCHMIDT, M. A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: SODRE, Nelson Werneck. Formação histórica do Brasil. 14. ed. Rio de Janeiro: 2002. SIQUEIRA ET AL, ensino de história, 2012 TORRES E TORRES, 2014. TURAZZI, M. I, A imagem fotográfica: sua imagem. VESENTINI, José William. A questão do livro didático. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. ZUCCHI, Bianca Barbagalho. O ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2010. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ESTUDO DO LIVRO DIDÁTICO PARA OS ALUNOS DE 6º ANO NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE - GO | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of the teaching book for 6th year students in the municipality of Rio Verde-GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Romilda Antônia da Silva Barros - Copia.pdf | 448,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.