Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Inclusão da Criança Autista na Educação Infantil: Desafios e Possiblidades
Autor(es): Silveira, Wilsione
Primeiro Orientador: Jordão, Uiara
Primeiro Membro da Banca: Jordão, Maria de Lourdes
Segundo Membro da Banca: Gargioni, Ana Alice
Resumo: Muito têm se versado acerca do assunto que envolve a inclusão na área educacional, sobretudo as que envolvem a inclusão da pessoa com deficiência na escola regular, sempre buscando ampliar as possibilidades para construir uma sociedade mais justa, com oportunidades para todos. A importância da colaboração do professor contra a desigualdade é necessário e de grande valia, mas infelizmente nem todos têm se disponibilizado a adquirir o conhecimento para receber alunos com qualquer tipo de deficiência, principalmente o autismo. É importante que a criança autista adquira a capacidade e a autonomia através de um ambiente acolhedor e rico de recursos pedagógicos acessíeveis a sua especificidade com professores qualificados, por isso é importante a qualificação do professor para trabalhar com a criança autista em sala de aula. Este estudo tem como objetivo geral compreender o processo de Inclusão da criança autista na Educação Infantil, observando as possibilidades e dificuldades que norteiam o ensino, por meio de uma análise das políticas que regem a Educação Inclusiva para os alunos com autismo. Para isso, antes, foi necessário descrever a importância da interação entre educador e seu aluno. A pesquisa se qualificou como pesquisa de cunho bibliográfico, elaborado a partir de materiais publicados por alguns autores, como Mantoan (1997, 2006, 2011) e Pires (2006), entre outros. Palavras-chave: Criança Autista. Professor. Inclusão. Desigualdade.
Abstract: There has been a lot of debate about inclusion in the educational area, in which the inclusion of people with disabilities in regular schools seeks to expand the possibilities to build a fairer society, with opportunities for everyone. The importance of teacher collaboration against inequality is of great value, but unfortunately not everyone has been willing to acquire the knowledge to receive students with any type of disability, especially autism. It is important for the autistic child to acquire the capacity and autonomy through a welcoming environment rich in pedagogical resources accessible to their specificity with qualified teachers, so it is important to qualify the teacher to work with the autistic child in the classroom. This study has as general objective to understand the process of inclusion of autistic children in Kindergarten, observing the possibilities and difficulties that guide teaching, analyzing the policies that govern Inclusive Education for students with autism and describing the importance of the interaction between the educator and your student. For that, before, it was necessary to describe the importance of the interaction between the educator and the student. The research qualified as a bibliographic research, elaborated from materials published by some authors, such as Mantoan (1997, 2006, 2011) and Pires (2006), among others. Keywords: Autistic Child. Teacher. Inclusion. Inequality.
Palavras-chave: Austista
Inclusão
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2247
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata - Wilsione (1).pdf196,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - WILSIONE1 (1).pdf457,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha (1) (1).pdf2,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - WILSIONE.pdf407,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.