Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jordão, Uiara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.contributor.referee1Jordão, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551528052669869pt_BR
dc.contributor.referee2Gargioni, Ana Alice-
dc.creatorSilveira, Wilsione-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404299042958128pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-03T15:21:09Z-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-03T15:21:09Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2247-
dc.description.abstractThere has been a lot of debate about inclusion in the educational area, in which the inclusion of people with disabilities in regular schools seeks to expand the possibilities to build a fairer society, with opportunities for everyone. The importance of teacher collaboration against inequality is of great value, but unfortunately not everyone has been willing to acquire the knowledge to receive students with any type of disability, especially autism. It is important for the autistic child to acquire the capacity and autonomy through a welcoming environment rich in pedagogical resources accessible to their specificity with qualified teachers, so it is important to qualify the teacher to work with the autistic child in the classroom. This study has as general objective to understand the process of inclusion of autistic children in Kindergarten, observing the possibilities and difficulties that guide teaching, analyzing the policies that govern Inclusive Education for students with autism and describing the importance of the interaction between the educator and your student. For that, before, it was necessary to describe the importance of the interaction between the educator and the student. The research qualified as a bibliographic research, elaborated from materials published by some authors, such as Mantoan (1997, 2006, 2011) and Pires (2006), among others. Keywords: Autistic Child. Teacher. Inclusion. Inequality.pt_BR
dc.description.resumoMuito têm se versado acerca do assunto que envolve a inclusão na área educacional, sobretudo as que envolvem a inclusão da pessoa com deficiência na escola regular, sempre buscando ampliar as possibilidades para construir uma sociedade mais justa, com oportunidades para todos. A importância da colaboração do professor contra a desigualdade é necessário e de grande valia, mas infelizmente nem todos têm se disponibilizado a adquirir o conhecimento para receber alunos com qualquer tipo de deficiência, principalmente o autismo. É importante que a criança autista adquira a capacidade e a autonomia através de um ambiente acolhedor e rico de recursos pedagógicos acessíeveis a sua especificidade com professores qualificados, por isso é importante a qualificação do professor para trabalhar com a criança autista em sala de aula. Este estudo tem como objetivo geral compreender o processo de Inclusão da criança autista na Educação Infantil, observando as possibilidades e dificuldades que norteiam o ensino, por meio de uma análise das políticas que regem a Educação Inclusiva para os alunos com autismo. Para isso, antes, foi necessário descrever a importância da interação entre educador e seu aluno. A pesquisa se qualificou como pesquisa de cunho bibliográfico, elaborado a partir de materiais publicados por alguns autores, como Mantoan (1997, 2006, 2011) e Pires (2006), entre outros. Palavras-chave: Criança Autista. Professor. Inclusão. Desigualdade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wilsione de Jesus Mendes Silveira (wilsione.silveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-28T14:32:39Z No. of bitstreams: 4 Ata - Wilsione (1).pdf: 201467 bytes, checksum: b97fa3190b6389ef3d2b3128cdac455b (MD5) TCAE - WILSIONE1 (1).pdf: 468171 bytes, checksum: 86f9c34bb66501fcc613c943ce6ed9da (MD5) ficha (1) (1).pdf: 2258 bytes, checksum: e968385b70a23c575e5a8315ac2577c7 (MD5) TCC - WILSIONE.pdf: 417207 bytes, checksum: 2897fc2265d6053382815a5946853a8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-03T15:14:39Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Ata - Wilsione (1).pdf: 201467 bytes, checksum: b97fa3190b6389ef3d2b3128cdac455b (MD5) TCAE - WILSIONE1 (1).pdf: 468171 bytes, checksum: 86f9c34bb66501fcc613c943ce6ed9da (MD5) ficha (1) (1).pdf: 2258 bytes, checksum: e968385b70a23c575e5a8315ac2577c7 (MD5) TCC - WILSIONE.pdf: 417207 bytes, checksum: 2897fc2265d6053382815a5946853a8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T15:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Ata - Wilsione (1).pdf: 201467 bytes, checksum: b97fa3190b6389ef3d2b3128cdac455b (MD5) TCAE - WILSIONE1 (1).pdf: 468171 bytes, checksum: 86f9c34bb66501fcc613c943ce6ed9da (MD5) ficha (1) (1).pdf: 2258 bytes, checksum: e968385b70a23c575e5a8315ac2577c7 (MD5) TCC - WILSIONE.pdf: 417207 bytes, checksum: 2897fc2265d6053382815a5946853a8a (MD5) Previous issue date: 2021-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAustistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA Inclusão da Criança Autista na Educação Infantil: Desafios e Possiblidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata - Wilsione (1).pdf196,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - WILSIONE1 (1).pdf457,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha (1) (1).pdf2,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - WILSIONE.pdf407,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.