Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(es): Amorim, Elaine Heloisa de
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
Segundo Membro da Banca: Alves, Ivan
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a gestão escolar durante a pandemia da Covid-19. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico que contou com a análise das obras de alguns autores, principalmente, Morin (2001 e 2007) e Dewey (1979), além das leis de diretrizes e bases da educação (LDB), entre outros, que fundamentaram a análise da gestão escolar, a importância de estabelecer estratégias, de conhecer a cultura e as particularidades da organização, além de contar com os requisitos da gestão democrática. Tudo isso em consonância com a comunidade escolar. Vimos que a escola ainda necessita estabelecer parâmetros de formação e domínio da tecnologia, que vão além do aparelhamento, mas sim da ciência de que a tecnologia pode ser recurso balizador para a gestão escolar e do conhecimento. No contexto atual e nas discussões do artigo, pode-se concluir que a gestão está amparada pelos aspectos da cultura, democracia, projeção a longo e curtos prazos, mas precisa de melhorias nos aspectos tecnológicos, no acesso e aprendizado dos professores, da gestão e dos equipamentos.
Abstract: The purpose of this article is to analyze school management during the Covid-19 pandemic. For this, a bibliographical study was carried out which included the analysis of the works of some authors, mainly Morin (2001 and 2007) and Dewey (1979), in addition to the laws of guidelines and bases of education (LDB), among others, which based the analysis of school management, the importance of establishing strategies, knowing the culture and the particularities of the organization, in addition to relying on the requirements of democratic management. All this in line with the school community. We saw that the school still needs to establish parameters for training and mastering technology, which go beyond equipment, but rather the science that technology can be a guiding resource for school management and knowledge. In the current context and in the discussions of the article, it can be concluded that management is supported by aspects of culture, democracy, long and short term projection, but it needs improvements in technological aspects, access and learning for teachers, management and of the equipment.
Palavras-chave: Educação
Gestão democrática
Pandemia Covid-19
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2239
Data do documento: 19-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdfARTIGO_ELAINE H AMORIM236,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdfATA_DEFESA_ELAINE H AMORIM251,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdfTCAE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_ELAINE H AMORIM76,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.