Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Ivan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9266396034795478pt_BR
dc.creatorAmorim, Elaine Heloisa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087140311935766pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T11:59:04Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2021-12-20T11:59:04Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2239-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze school management during the Covid-19 pandemic. For this, a bibliographical study was carried out which included the analysis of the works of some authors, mainly Morin (2001 and 2007) and Dewey (1979), in addition to the laws of guidelines and bases of education (LDB), among others, which based the analysis of school management, the importance of establishing strategies, knowing the culture and the particularities of the organization, in addition to relying on the requirements of democratic management. All this in line with the school community. We saw that the school still needs to establish parameters for training and mastering technology, which go beyond equipment, but rather the science that technology can be a guiding resource for school management and knowledge. In the current context and in the discussions of the article, it can be concluded that management is supported by aspects of culture, democracy, long and short term projection, but it needs improvements in technological aspects, access and learning for teachers, management and of the equipment.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar a gestão escolar durante a pandemia da Covid-19. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico que contou com a análise das obras de alguns autores, principalmente, Morin (2001 e 2007) e Dewey (1979), além das leis de diretrizes e bases da educação (LDB), entre outros, que fundamentaram a análise da gestão escolar, a importância de estabelecer estratégias, de conhecer a cultura e as particularidades da organização, além de contar com os requisitos da gestão democrática. Tudo isso em consonância com a comunidade escolar. Vimos que a escola ainda necessita estabelecer parâmetros de formação e domínio da tecnologia, que vão além do aparelhamento, mas sim da ciência de que a tecnologia pode ser recurso balizador para a gestão escolar e do conhecimento. No contexto atual e nas discussões do artigo, pode-se concluir que a gestão está amparada pelos aspectos da cultura, democracia, projeção a longo e curtos prazos, mas precisa de melhorias nos aspectos tecnológicos, no acesso e aprendizado dos professores, da gestão e dos equipamentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Heloísa de Amorim (elaine.heloisa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-19T00:43:24Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdf: 242079 bytes, checksum: 1d9c044a9a45588147608a5a80496aa1 (MD5) Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdf: 257753 bytes, checksum: f481377868959180658e569f35e90cb2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdf: 78564 bytes, checksum: 19ad91b4e5877081fea1ee8f05d01c12 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Elaine, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O trabalho está em acesso restrito, porém no TCAE, não está informado esta restrição. Devido a esta discrepância, restituímos para que seja informado o período da restrição, lembrando que o prazo máximo para restrição do trabalho é de 04 anos. Salientamos que entre os dias 20/12 a 02/01/2022, o IF Goiano entrará em recesso acadêmico e administrativo. As atividades voltarão no dia 03/01/2022. Quaisquer dúvidas, estamos à disposição. At.te., on 2021-12-20T01:03:36Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Heloísa de Amorim (elaine.heloisa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-12-20T01:28:11Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdf: 242079 bytes, checksum: 1d9c044a9a45588147608a5a80496aa1 (MD5) Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdf: 257753 bytes, checksum: f481377868959180658e569f35e90cb2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdf: 78564 bytes, checksum: 19ad91b4e5877081fea1ee8f05d01c12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-20T11:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdf: 242079 bytes, checksum: 1d9c044a9a45588147608a5a80496aa1 (MD5) Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdf: 257753 bytes, checksum: f481377868959180658e569f35e90cb2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdf: 78564 bytes, checksum: 19ad91b4e5877081fea1ee8f05d01c12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-20T11:59:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdf: 242079 bytes, checksum: 1d9c044a9a45588147608a5a80496aa1 (MD5) Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdf: 257753 bytes, checksum: f481377868959180658e569f35e90cb2 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdf: 78564 bytes, checksum: 19ad91b4e5877081fea1ee8f05d01c12 (MD5) Previous issue date: 2021-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleGESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ELAINE H AMORIM.pdfARTIGO_ELAINE H AMORIM236,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Elaine Heloísa de Amorim.pdfATA_DEFESA_ELAINE H AMORIM251,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao_Elaine Heloísa de Amorim .pdfTCAE_TERMO_DE_AUTORIZACAO_ELAINE H AMORIM76,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.