Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2235
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO PROPEDÊUTICO E PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO DO IFTM: ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
Autor(es): Medeiros, Lílian Gobbi Dutra
Primeiro Orientador: Santiago, Léia Adriana da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa a integração curricular entre o prescrito e o vivido no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio do IFTM Campus Ituiutaba. Na tentativa de transpor a dualidade clássica escolar (formação geral e formação profissional), sob a visão de uma formação ampla, pautada nos ideais gramscianos de uma formação unitária para todos, tive o objetivo de entender como se dá a integração curricular entre as disciplinas propedêuticas e/ou técnicas do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Ituiutaba. A pesquisa se apoiou, majoritariamente, nos conceitos de currículo, interdisciplinaridade e integração curricular, no contexto do ensino médio integrado, e se caracterizou como exploratória, com pesquisa de campo e análise qualitativa dos resultados. Para a construção dos dados, lancei mão de pesquisa bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas temáticas semiestruturadas e grupo focal. A partir das análises, o curso parece caminhar, do ponto de vista do prescrito, para uma formação omnilateral. Porém, em relação às propostas metodológicas e orientações gerais aos professores em relação à concretização do currículo integrado, os documentos carecem de aprofundamento. Os professores entrevistados sinalizaram a presença de ações integradoras no campus, motivadas pelo exercício particular de alguns docentes, mas sem uma articulação sistematizada em termos institucionais e conceituais. Considerando as demandas encontradas na pesquisa, desenvolvi, como produto educacional, um simpósio, denominado ‘I Simpósio do Currículo Integrado IFTM Campus Ituiutaba’, realizado de maneira virtual, tendo como público-alvo principal os servidores do Campus Ituiutaba. Entendo que o simpósio contribuiu para a comunidade escolar, trazendo discussões e formação sobre o tema, em um caráter inicial de investigação e trabalho, servindo de ponto de partida para outras demandas, outros eventos e estudos sobre a integração curricular.
Abstract: The object of study of this research is the curriculum integration between what is prescribed and what is experienced in context of the Professional and Technological Education at High School of IFTM Ituiutaba Campus. In an attempt to transpose the classical school duality (general education and professional education), considering a broad formation, based on the Gramscian ideals of a unitary education for all, I aimed to understand how the curriculum integration between the general and/or specific subjects takes place in the Technical Course in Agroindustry Integrated to High School at the IFTM Ituiutaba Campus. The research was based, for the most part, on the concepts of curriculum, interdisciplinarity and curriculum integration, in the context of integrated high school, and was characterized as exploratory, with field research and qualitative analysis of the results. For the construction of data, I resorted to bibliographic and documentary research, in addition to conducting semi-structured thematic interviews and focus group. Based on the analyses, the course seems to move towards an omnilateral formation, from the point of view of what is prescribed in the documents. However, in relation to the methodological proposals and general guidelines for teachers regarding the implementation of the integrated curriculum, the documents need to be further developed. The interviewed teachers signaled the presence of integrative actions on the campus, motivated by their particular exercise, but without a systematized articulation in institutional and conceptual terms. Considering the demands found in the research, I developed, as an educational product, a symposium, called ‘I Symposium on Integrated Curriculum of IFTM Ituiutaba Campus’, which was carried out online, having as main target audience the servers of the Ituiutaba Campus. I understand that the symposium contributed to the school community, raising discussions and formation on the topic, as an initial character of investigation and work, serving as a starting point for other demands, other events and studies on curriculum integration.
Palavras-chave: Institutos Federais
Ensino Médio Integrado
Integração curricular
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2235
Data do documento: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional_LílianGobbiDutraMedeiros.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação_LílianGobbiDutraMedeiros.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons