Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES COM A FORMAÇÃO NA ÁREA DE AGRONOMIA
Título(s) alternativo(s): Knowledge and educational practices of teachers with training in the area of agronomy
Autor(es): Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma
Primeiro Orientador: Paniago, Rosenilde Nogueira
Primeiro Coorientador: Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Primeiro Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Segundo Membro da Banca: Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Terceiro Membro da Banca: Silva, Iraci Balbina Gonçalves
Quarto Membro da Banca: Souza Filho, José Cardoso de
Resumo: O estudo visa investigar as inter-relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores com a formação na área de Agronomia. A pesquisa foi realizada no período de 2019-2020 com quatro professores que ministram disciplinas nos cursos de Bacharelado de Agronomia do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde (IF Goiano). Na pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico de recolha de dados, a narrativa autobiográfica com quatro professores. O saber e fazer docente do professor Agrônomo do IF perpassa desde relatos de histórias de vida, formação até a opção de adentrar na docência e no decorrer de sua trajetória acadêmica. As narrativas evidenciam que os professores se preocupam com a boa qualidade do ensino que desenvolvem, contudo, reconhecem que o tempo para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a ausência de formação pedagógica são elementos que desafiam a materialidade de uma práxis docente que contemple as diversas formas de aprendizagens dos alunos. Portanto, essa práxis exercida pelo professor na área da Agronomia tem sido desafiadora no seu cotidiano, uma vez que, uma aula de excelência exige aperfeiçoamento contínuo. Os professores ainda apresentam dificuldades, no que se diz respeito aos saberes e fazeres pedagógicos, pois a sua formação é voltada para a pesquisa e não para a docência. Devido a esse fato se fazem necessários que as instituições de ensino que os professores de Agronomia se encontram lotados oportunizem cursos de formação pedagógica aproximando o professor do saber e fazer docente.
Abstract: The study aims to investigate the interrelationships between training, knowledge and educational practices developed by teachers with training in the field of Agronomy. The research was conducted in the period 2019-2020 with four professors who teach subjects in the courses of Bachelor of Agronomy at the Federal Institute Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). In the qualitative research, we used as a methodological procedure for data collection, the autobiographical narrative with four teachers. The knowledge and practice of the professor of Agronomist of the IF permeates from life stories, training to the option to enter teaching and throughout their academic trajectory. The narratives show that teachers are concerned with the good quality of the teaching they develop, however, they recognize that the time to carry out teaching, research and extension activities, and the absence of pedagogical training are elements that challenge the materiality of a praxis. teacher that contemplates the different ways in which students learn. Therefore, this praxis exercised by professors in the field of Agronomy has been challenging in their daily lives, since a class of excellence requires continuous improvement. Teachers still have difficulties with regard to pedagogical knowledge and practices, as their training is focused on research and not on teaching. Due to this fact, it is necessary that the educational institutions that the Agronomy teachers are assigned to offer opportunities for pedagogical training courses, bringing the teacher closer to the knowledge and teaching practice.
Palavras-chave: Docência
Ensino-Aprendizagem
Formação do Agrônomo
Pedagogia Tecnicista
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma. Saberes e práticas educativas de professores com a formação na área de agronomia / Oswaldo Palma Lopes Sobrinho; orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago; coorientador: Álvaro Itaúna Schalcher Pereira. Rio Verde, 2021. 32 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232
Data do documento: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf568,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.