Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES COM A FORMAÇÃO NA ÁREA DE AGRONOMIA
Other Titles: Knowledge and educational practices of teachers with training in the area of agronomy
metadata.dc.creator: Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma
metadata.dc.contributor.advisor1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
metadata.dc.contributor.referee1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Iraci Balbina Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee4: Souza Filho, José Cardoso de
metadata.dc.description.resumo: O estudo visa investigar as inter-relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores com a formação na área de Agronomia. A pesquisa foi realizada no período de 2019-2020 com quatro professores que ministram disciplinas nos cursos de Bacharelado de Agronomia do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde (IF Goiano). Na pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico de recolha de dados, a narrativa autobiográfica com quatro professores. O saber e fazer docente do professor Agrônomo do IF perpassa desde relatos de histórias de vida, formação até a opção de adentrar na docência e no decorrer de sua trajetória acadêmica. As narrativas evidenciam que os professores se preocupam com a boa qualidade do ensino que desenvolvem, contudo, reconhecem que o tempo para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a ausência de formação pedagógica são elementos que desafiam a materialidade de uma práxis docente que contemple as diversas formas de aprendizagens dos alunos. Portanto, essa práxis exercida pelo professor na área da Agronomia tem sido desafiadora no seu cotidiano, uma vez que, uma aula de excelência exige aperfeiçoamento contínuo. Os professores ainda apresentam dificuldades, no que se diz respeito aos saberes e fazeres pedagógicos, pois a sua formação é voltada para a pesquisa e não para a docência. Devido a esse fato se fazem necessários que as instituições de ensino que os professores de Agronomia se encontram lotados oportunizem cursos de formação pedagógica aproximando o professor do saber e fazer docente.
Abstract: The study aims to investigate the interrelationships between training, knowledge and educational practices developed by teachers with training in the field of Agronomy. The research was conducted in the period 2019-2020 with four professors who teach subjects in the courses of Bachelor of Agronomy at the Federal Institute Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). In the qualitative research, we used as a methodological procedure for data collection, the autobiographical narrative with four teachers. The knowledge and practice of the professor of Agronomist of the IF permeates from life stories, training to the option to enter teaching and throughout their academic trajectory. The narratives show that teachers are concerned with the good quality of the teaching they develop, however, they recognize that the time to carry out teaching, research and extension activities, and the absence of pedagogical training are elements that challenge the materiality of a praxis. teacher that contemplates the different ways in which students learn. Therefore, this praxis exercised by professors in the field of Agronomy has been challenging in their daily lives, since a class of excellence requires continuous improvement. Teachers still have difficulties with regard to pedagogical knowledge and practices, as their training is focused on research and not on teaching. Due to this fact, it is necessary that the educational institutions that the Agronomy teachers are assigned to offer opportunities for pedagogical training courses, bringing the teacher closer to the knowledge and teaching practice.
Keywords: Docência
Ensino-Aprendizagem
Formação do Agrônomo
Pedagogia Tecnicista
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma. Saberes e práticas educativas de professores com a formação na área de agronomia / Oswaldo Palma Lopes Sobrinho; orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago; coorientador: Álvaro Itaúna Schalcher Pereira. Rio Verde, 2021. 32 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf568,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.