Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4623016052878309 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4623016052878309 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Iraci Balbina Gonçalves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6955702974257628 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Souza Filho, José Cardoso de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9105831268458435 | pt_BR |
dc.creator | Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566209776805711 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T11:12:09Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16 | - |
dc.date.available | 2021-12-14T11:12:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | Lopes Sobrinho, Oswaldo Palma. Saberes e práticas educativas de professores com a formação na área de agronomia / Oswaldo Palma Lopes Sobrinho; orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago; coorientador: Álvaro Itaúna Schalcher Pereira. Rio Verde, 2021. 32 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2232 | - |
dc.description.abstract | The study aims to investigate the interrelationships between training, knowledge and educational practices developed by teachers with training in the field of Agronomy. The research was conducted in the period 2019-2020 with four professors who teach subjects in the courses of Bachelor of Agronomy at the Federal Institute Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). In the qualitative research, we used as a methodological procedure for data collection, the autobiographical narrative with four teachers. The knowledge and practice of the professor of Agronomist of the IF permeates from life stories, training to the option to enter teaching and throughout their academic trajectory. The narratives show that teachers are concerned with the good quality of the teaching they develop, however, they recognize that the time to carry out teaching, research and extension activities, and the absence of pedagogical training are elements that challenge the materiality of a praxis. teacher that contemplates the different ways in which students learn. Therefore, this praxis exercised by professors in the field of Agronomy has been challenging in their daily lives, since a class of excellence requires continuous improvement. Teachers still have difficulties with regard to pedagogical knowledge and practices, as their training is focused on research and not on teaching. Due to this fact, it is necessary that the educational institutions that the Agronomy teachers are assigned to offer opportunities for pedagogical training courses, bringing the teacher closer to the knowledge and teaching practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo visa investigar as inter-relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores com a formação na área de Agronomia. A pesquisa foi realizada no período de 2019-2020 com quatro professores que ministram disciplinas nos cursos de Bacharelado de Agronomia do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde (IF Goiano). Na pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos como procedimento metodológico de recolha de dados, a narrativa autobiográfica com quatro professores. O saber e fazer docente do professor Agrônomo do IF perpassa desde relatos de histórias de vida, formação até a opção de adentrar na docência e no decorrer de sua trajetória acadêmica. As narrativas evidenciam que os professores se preocupam com a boa qualidade do ensino que desenvolvem, contudo, reconhecem que o tempo para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a ausência de formação pedagógica são elementos que desafiam a materialidade de uma práxis docente que contemple as diversas formas de aprendizagens dos alunos. Portanto, essa práxis exercida pelo professor na área da Agronomia tem sido desafiadora no seu cotidiano, uma vez que, uma aula de excelência exige aperfeiçoamento contínuo. Os professores ainda apresentam dificuldades, no que se diz respeito aos saberes e fazeres pedagógicos, pois a sua formação é voltada para a pesquisa e não para a docência. Devido a esse fato se fazem necessários que as instituições de ensino que os professores de Agronomia se encontram lotados oportunizem cursos de formação pedagógica aproximando o professor do saber e fazer docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-14T10:55:56Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf: 581890 bytes, checksum: bb5fd29a3b98dfded7e814bb90e79dae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-12-14T11:11:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf: 581890 bytes, checksum: bb5fd29a3b98dfded7e814bb90e79dae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-14T11:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf: 581890 bytes, checksum: bb5fd29a3b98dfded7e814bb90e79dae (MD5) Previous issue date: 2021-07-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011. ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100. ANTUNES, C. Relações interpessoais e a autonomia: a sala de aula como espaço do crescimento integral. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018, 260pp. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994. CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores: da exaltação à negação: a busca da relevância. In: Vera Maria Candau (Org.). Didática em questão. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CAVALLET, V. J. A Formação do Engenheiro Agrônomo em Questão. Educação Agrícola Superior, v. 17, n. 01, p. 9-17, 1999. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011. COSTA; M. C.; SOUZA, M. A. S. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”. Revista Valore, v. 2, n. 2, p. 220-235, 2017. Curso superiores. 2018, 71pp. DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001. FLORES, M. A. Desafios atuais e perspectivas futuras na formação de professores: um olhar internacional. In: FLORES, M. A. (Org.). Formação e desenvolvimento profissional de professores: contributos internacionais. Coimbra: Almedina, 2014, p. 217-238. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 93 p. (O Mundo, Hoje, v. 24). 65pp. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ed. 16. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1996. GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. GOODSON, I, F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Porto: Porto Editora, reimp., p. 63-78, 2013. MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 66pp. MORETTI-PIRES, R. O. Pensamento freiriano como a superação da educação nos desafios do SUS’s. Revista Brasileira de Educação, v. 36, n. 2, p. 255-263, 2012. DOI: 10.1590/S0100-55022012000400015. PANIAGO, N. R. Os professores, seu saber e o seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Paraná: editora Appris, 2017. PANIAGO, R. N. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação para a Aprendizagem da Docência Profissional, Tese de Doutoramento – Universidade do Minho, Braga, 2016. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010. REDIG, A. G.; COUTO JUNIOR, D. R. Processos de leitura e escrita na era digital na educação inclusiva. Vertentes (UFSJ), v. 19, p. 39-49, 2011. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a “prática”. Trad. Ernani f. da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SARMENTO, T. Contextos de Vida e Aprendizagem da Profissão. In: Formosinho, J. (Org.). Sistemas de formação de professores: saberes docentes, aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editor. 2009. 328pp. SILVEIRA FILHO, J.; SALES, F. J. M.; HAGUETTE, A. A sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará. Revista Extensão Rural, UFSM, n. 21, 2011. SOUZA, E. C.; OLIVEIRA, R. C. M. Entre fios e teias de formação: escolarização, profissão e trabalho docente em escola rural. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C.; PASSEGUI, M. C. (orgs.). Pesquisa (auto) biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013, p. 131-148. TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. Trad.: Sandra Garcia. 9. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação do Agrônomo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Tecnicista | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES COM A FORMAÇÃO NA ÁREA DE AGRONOMIA | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge and educational practices of teachers with training in the area of agronomy | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Oswaldo Palma Lopes Sobrinho -.pdf | 568,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.