Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2128
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ORALIDADE E LETRAMENTO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Other Titles: Orality and literacy in educational practices: a proposal for a didactic sequence for the early years of elementary school
metadata.dc.creator: Borges, Rosilane Teles
metadata.dc.contributor.advisor1: Vale, Wilciene Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Wilciene Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Camargo, Kênia Guimarães Furquim
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rosimeire Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.description.resumo: A oralidade e o (multi)letramento acompanham os comportamentos sociais como práticas educativas essenciais no processo de comunicação dos indivíduos. O ensino da oralidade não pode ser realizado isoladamente, pois mantém relações mútuas com a escrita. Ambas servem à interação verbal cuja conexão se dá por meio dos gêneros discursivos, adaptados aos diversos contextos sociais. Portanto, ao preparar o aluno para o mundo letrado, a escola deve assumir em seu projeto pedagógico a estratégia dialética que vincule os gêneros orais e escritos às práticas sociais. Neste trabalho foi estabelecida uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre a temática da oralidade e letramento no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Busca-se também averiguar como a linguagem oral deve ser trabalhada dentro da sala de aula; identificar atividades que proporcionam o desenvolvimento da oralidade; e por fim, elaborar um material para o ensino da oralidade e letramento, sob viés do gênero tutorial, como proposta de uma sequência didática.
Abstract: Orality and (multi)literacy accompany social behaviors as essential educational practices in the communication process of individuals. The teaching of orality cannot be performed in isolation, as it maintains mutual relations to writing. Both serve verbal interaction, whose connection is through discursive genres, adapted to different social contexts. Therefore, when preparing the student for the literate world, the school must assume in its pedagogical project the dialectical strategy that binds oral and written genres to social practices. This work established a qualitative, bibliographic approach, with the objective of establishing a reflection on the theme about orality and literacy in the teaching-learning process of the early years of elementary school. It also seeks to ascertain how oral language should be worked inside the classroom; identify activities that provide the development of orality; and finally, elaborate a material for the teaching of orality and literacy, under the bias of the tutorial genre, as a proposal of a didactic sequence.
Keywords: Oralidade
Multiletramento
Práticas Educativas
Sequência Didática
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: BORGES, Rosilane Teles. Oralidade e letramento nas práticas educativas: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2128
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Rosilane Teles Borges.pdf414,29 kBAdobe PDFView/Open
Ata De Defesa_Rosilane Teles Borges.pdf74,12 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_Rosilane Teles Borges.pdf137,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.