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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ORALIDADE E LETRAMENTO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): Orality and literacy in educational practices: a proposal for a didactic sequence for the early years of elementary school
Autor(es): Borges, Rosilane Teles
Primeiro Orientador: Vale, Wilciene Nunes
Primeiro Membro da Banca: Vale, Wilciene Nunes
Segundo Membro da Banca: Camargo, Kênia Guimarães Furquim
Terceiro Membro da Banca: Silva, Rosimeire Soares
Quarto Membro da Banca: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
Resumo: A oralidade e o (multi)letramento acompanham os comportamentos sociais como práticas educativas essenciais no processo de comunicação dos indivíduos. O ensino da oralidade não pode ser realizado isoladamente, pois mantém relações mútuas com a escrita. Ambas servem à interação verbal cuja conexão se dá por meio dos gêneros discursivos, adaptados aos diversos contextos sociais. Portanto, ao preparar o aluno para o mundo letrado, a escola deve assumir em seu projeto pedagógico a estratégia dialética que vincule os gêneros orais e escritos às práticas sociais. Neste trabalho foi estabelecida uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre a temática da oralidade e letramento no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Busca-se também averiguar como a linguagem oral deve ser trabalhada dentro da sala de aula; identificar atividades que proporcionam o desenvolvimento da oralidade; e por fim, elaborar um material para o ensino da oralidade e letramento, sob viés do gênero tutorial, como proposta de uma sequência didática.
Abstract: Orality and (multi)literacy accompany social behaviors as essential educational practices in the communication process of individuals. The teaching of orality cannot be performed in isolation, as it maintains mutual relations to writing. Both serve verbal interaction, whose connection is through discursive genres, adapted to different social contexts. Therefore, when preparing the student for the literate world, the school must assume in its pedagogical project the dialectical strategy that binds oral and written genres to social practices. This work established a qualitative, bibliographic approach, with the objective of establishing a reflection on the theme about orality and literacy in the teaching-learning process of the early years of elementary school. It also seeks to ascertain how oral language should be worked inside the classroom; identify activities that provide the development of orality; and finally, elaborate a material for the teaching of orality and literacy, under the bias of the tutorial genre, as a proposal of a didactic sequence.
Palavras-chave: Oralidade
Multiletramento
Práticas Educativas
Sequência Didática
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: BORGES, Rosilane Teles. Oralidade e letramento nas práticas educativas: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2128
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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