Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vale, Wilciene Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Wilciene Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404906357705385pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo, Kênia Guimarães Furquim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3881145107137636pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rosimeire Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9117697843591493pt_BR
dc.contributor.referee4Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.creatorBorges, Rosilane Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107831855848667pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T01:36:58Z-
dc.date.available2021-10-08-
dc.date.available2021-10-05T01:36:58Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationBORGES, Rosilane Teles. Oralidade e letramento nas práticas educativas: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2128-
dc.description.abstractOrality and (multi)literacy accompany social behaviors as essential educational practices in the communication process of individuals. The teaching of orality cannot be performed in isolation, as it maintains mutual relations to writing. Both serve verbal interaction, whose connection is through discursive genres, adapted to different social contexts. Therefore, when preparing the student for the literate world, the school must assume in its pedagogical project the dialectical strategy that binds oral and written genres to social practices. This work established a qualitative, bibliographic approach, with the objective of establishing a reflection on the theme about orality and literacy in the teaching-learning process of the early years of elementary school. It also seeks to ascertain how oral language should be worked inside the classroom; identify activities that provide the development of orality; and finally, elaborate a material for the teaching of orality and literacy, under the bias of the tutorial genre, as a proposal of a didactic sequence.pt_BR
dc.description.resumoA oralidade e o (multi)letramento acompanham os comportamentos sociais como práticas educativas essenciais no processo de comunicação dos indivíduos. O ensino da oralidade não pode ser realizado isoladamente, pois mantém relações mútuas com a escrita. Ambas servem à interação verbal cuja conexão se dá por meio dos gêneros discursivos, adaptados aos diversos contextos sociais. Portanto, ao preparar o aluno para o mundo letrado, a escola deve assumir em seu projeto pedagógico a estratégia dialética que vincule os gêneros orais e escritos às práticas sociais. Neste trabalho foi estabelecida uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, com o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre a temática da oralidade e letramento no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Busca-se também averiguar como a linguagem oral deve ser trabalhada dentro da sala de aula; identificar atividades que proporcionam o desenvolvimento da oralidade; e por fim, elaborar um material para o ensino da oralidade e letramento, sob viés do gênero tutorial, como proposta de uma sequência didática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-05T01:31:52Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Rosilane Teles Borges.pdf: 424236 bytes, checksum: 40144bb6c6bdfa0d2a414a0767625e12 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-05T01:33:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Rosilane Teles Borges.pdf: 424236 bytes, checksum: 40144bb6c6bdfa0d2a414a0767625e12 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T01:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Rosilane Teles Borges.pdf: 424236 bytes, checksum: 40144bb6c6bdfa0d2a414a0767625e12 (MD5) Previous issue date: 2021-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleORALIDADE E LETRAMENTO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeOrality and literacy in educational practices: a proposal for a didactic sequence for the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Rosilane Teles Borges.pdf414,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata De Defesa_Rosilane Teles Borges.pdf74,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Rosilane Teles Borges.pdf137,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.