Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1926
Tipo: Artigo de Periódico
Título: OS DESAFIOS DA BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO: RUMO A UMA FORMAÇÃO ALIGEIRADA
Título(s) alternativo(s): BNCC'S CHALLENGES AND NEW HIGH SCHOOL: TOWARDS A LIGHTER TRAINING
Autor(es): CUNHA JUNIOR, JOSÉ EUSTÁQUIO RODRIGUES
Resumo: O trabalho proposto traz como tema a reforma do ensino médio com destaque para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão central a ser respondida é se essas mudanças ocasionadas pela Reforma do Ensino Médio são significativas, importantes e necessárias para a construção de uma educação que atenda os anseios desta geração de alunos. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referenciais teóricos os estudos de Corti e Souza (2004), Ferreira e Ramos (2018), Kuenzer (2017), Libâneo (2001), Moreira (2007), Sacristán (2000), entre outros. Para a análise bibliográfica e documental, foram utilizados decretos, leis, livros e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada, reconhece-se a necessidade de um projeto que descontinue a segregação e o massacre da maioria dos estudantes, que vêm sendo, historicamente, tolhida do direito de uma educação de qualidade, visto que no país prevalece um projeto de sociedade excludente.
Abstract: The proposed work brings as its theme the reform of secondary education, with emphasis on the Common National Curriculum Base (BNCC). The central question to be answered is whether these changes brought about by the Secondary Education Reform are significant, important and necessary for the construction of an education that meets the wishes of this generation of students. The methodology adopted is bibliographic and documentary research, having as theoretical references the studies by Corti and Souza (2004), Ferreira and Ramos (2018), Kuenzer (2017), Libâneo (2001), Moreira (2007), Sacristán (2000), among others. For bibliographic and documentary analysis, decrees, laws, books and articles dealing with the object of this study were used. From the analysis carried out, it is recognized the need for a project that discontinues the segregation and massacre of the majority of students, who have historically been restricted from the right to quality education, as a societal project prevails in the country exclusionary.
Palavras-chave: Políticas públicas. Novo Ensino Médio. BNCC.
Public policies. New High School. BNCC.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1926
Data do documento: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_José Eustáquio_VERSÃO FINAL.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.