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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR CONSTRUTOR DE SABERES
metadata.dc.creator: Henrique Filho, Paulo
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho expõe uma discussão acerca do “letramento e formação de professores”, na perspectiva de identificar alguns elementos que compõem a relação existente entre letramento e formação de professores à luz da Pedagogia. De modo específico, visa apresentar uma discussão acerca da concepção de formação de professores, letramento e formação continuada. Nessa pesquisa foi utilizada como metodologia a pesquisa documental bibliográfica tendo como fontes Marques (2002), Kleiman (2005), Carvalho (2008), Bolzan (2002), dentre outros. Foi possível perceber com esse estudo, alguns aspectos dessa relação que sinalizaram para uma concepção de formação docente que não se restringe a uma habilitação técnica e domínio de um conjunto de informações e de habilidades didáticas. Dessa forma, identificamos a partir da leitura dos documentos que os elementos que constituem a relação entre formação docente e letramento dizem respeito à percepção do processo educativo enquanto parte integrante da realidade socio-histório-cultural, a partir de uma visão crítica da sociedade na qual o especialista em docência consiga fazer há articulação entre teoria e prática, promovendo, assim, o uso social das práticas de leitura e escrita de todos os educandos.
Abstract: This work exposes a discussion about “literacy and teacher training”, in the perspective of identifying some elements that make up the relationship between literacy and teacher training in the light of Pedagogy. Specifically, it aims to present a discussion about the concept of teacher training, literacy and continuing education. In this research, bibliographic documentary research was used as methodology, using Marques (2002), Kleiman (2005), Carvalho (2008), Bolzan (2002), among others, as sources. It was possible to perceive with this study, some aspects of this relationship that signaled for a conception of teacher formation that is not restricted to a technical qualification and mastery of a set of information and didactic skills. Thus, we identified from the reading of the documents that the elements that constitute the relationship between teacher training and literacy relate to the perception of the educational process as an integral part of the socio-historical-cultural reality, from a critical view of society in which the teaching specialist can articulate theory and practice, thus promoting the social use of reading and writing practices by all students.
Keywords: Letramento. Formação de professores. Docência
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1877
Issue Date: 8-Apr-2021
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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