Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Hilma | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1550898233908302 | pt_BR |
dc.creator | Henrique Filho, Paulo | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295909H4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T12:57:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15 | - |
dc.date.available | 2021-06-16T12:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1877 | - |
dc.description.abstract | This work exposes a discussion about “literacy and teacher training”, in the perspective of identifying some elements that make up the relationship between literacy and teacher training in the light of Pedagogy. Specifically, it aims to present a discussion about the concept of teacher training, literacy and continuing education. In this research, bibliographic documentary research was used as methodology, using Marques (2002), Kleiman (2005), Carvalho (2008), Bolzan (2002), among others, as sources. It was possible to perceive with this study, some aspects of this relationship that signaled for a conception of teacher formation that is not restricted to a technical qualification and mastery of a set of information and didactic skills. Thus, we identified from the reading of the documents that the elements that constitute the relationship between teacher training and literacy relate to the perception of the educational process as an integral part of the socio-historical-cultural reality, from a critical view of society in which the teaching specialist can articulate theory and practice, thus promoting the social use of reading and writing practices by all students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho expõe uma discussão acerca do “letramento e formação de professores”, na perspectiva de identificar alguns elementos que compõem a relação existente entre letramento e formação de professores à luz da Pedagogia. De modo específico, visa apresentar uma discussão acerca da concepção de formação de professores, letramento e formação continuada. Nessa pesquisa foi utilizada como metodologia a pesquisa documental bibliográfica tendo como fontes Marques (2002), Kleiman (2005), Carvalho (2008), Bolzan (2002), dentre outros. Foi possível perceber com esse estudo, alguns aspectos dessa relação que sinalizaram para uma concepção de formação docente que não se restringe a uma habilitação técnica e domínio de um conjunto de informações e de habilidades didáticas. Dessa forma, identificamos a partir da leitura dos documentos que os elementos que constituem a relação entre formação docente e letramento dizem respeito à percepção do processo educativo enquanto parte integrante da realidade socio-histório-cultural, a partir de uma visão crítica da sociedade na qual o especialista em docência consiga fazer há articulação entre teoria e prática, promovendo, assim, o uso social das práticas de leitura e escrita de todos os educandos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Paulo Henrique Filho (2019212301630238@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-15T23:27:23Z No. of bitstreams: 1 BRN3C2AF47F8CEA_002460.pdf: 5034246 bytes, checksum: 3ed6505db9daf0a18ae76098353ebeed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-16T12:56:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRN3C2AF47F8CEA_002460.pdf: 5034246 bytes, checksum: 3ed6505db9daf0a18ae76098353ebeed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-16T12:57:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRN3C2AF47F8CEA_002460.pdf: 5034246 bytes, checksum: 3ed6505db9daf0a18ae76098353ebeed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-16T12:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRN3C2AF47F8CEA_002460.pdf: 5034246 bytes, checksum: 3ed6505db9daf0a18ae76098353ebeed (MD5) Previous issue date: 2021-04-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento. Formação de professores. Docência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR CONSTRUTOR DE SABERES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRN3C2AF47F8CEA_002460.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.