Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1762
Tipo: Artigo de Periódico
Título: ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE CURSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA MINISTRADOS EM REGIME DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Autor(es): Souza, Paula
Resumo: O tema central que guiou o presente estudo - refere-se à evasão escolar, com foco em cursos técnicos de educação à distância. Por ser um fenômeno com raízes históricas e sociológicas, é necessário um olhar atento por parte de educadores, instituições de pesquisas, órgãos e representantes educacionais que criam políticas públicas. Levando em consideração que a evasão escolar se manifesta negativamente em forma de fracasso e impedimento de avanços sociais, como o pleno exercício da cidadania, pesquisas com tal foco possuem relevância para promover o combate ou a minimização de seus efeitos. O objetivo do estudo foi buscar compreender os aspectos fundamentais relacionados à evasão em cursos desta modalidade. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, buscando cientificidade através de conceitos e teorizações de autores estudiosos da temática, com levantamento bibliográfico através de publicações em livros, artigos, dissertações e teses cujo tema se centrou na evasão e no fracasso escolar, em contextos educacionais de cursos profissionalizantes, como é o caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e do Programa Novos Caminhos. Os trabalhos pesquisados demonstraram que a evasão escolar apresenta causas variáveis, múltiplas e complexas. As principais dizem respeito a fatores como questões de cunho pessoal, falta de apoio institucional, pedagógico e administrativo, e falta de conhecimento e habilidade no uso de tecnologias.
Abstract: O tema central que guiou o presente estudo - refere-se à evasão escolar, com foco em cursos técnicos de educação à distância. Por ser um fenômeno com raízes históricas e sociológicas, é necessário um olhar atento por parte de educadores, instituições de pesquisas, órgãos e representantes educacionais que criam políticas públicas. Levando em consideração que a evasão escolar se manifesta negativamente em forma de fracasso e impedimento de avanços sociais, como o pleno exercício da cidadania, pesquisas com tal foco possuem relevância para promover o combate ou a minimização de seus efeitos. O objetivo do estudo foi buscar compreender os aspectos fundamentais relacionados à evasão em cursos desta modalidade. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, buscando cientificidade através de conceitos e teorizações de autores estudiosos da temática, com levantamento bibliográfico através de publicações em livros, artigos, dissertações e teses cujo tema se centrou na evasão e no fracasso escolar, em contextos educacionais de cursos profissionalizantes, como é o caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e do Programa Novos Caminhos. Os trabalhos pesquisados demonstraram que a evasão escolar apresenta causas variáveis, múltiplas e complexas. As principais dizem respeito a fatores como questões de cunho pessoal, falta de apoio institucional, pedagógico e administrativo, e falta de conhecimento e habilidade no uso de tecnologias.
Palavras-chave: Evasão Escolar. Fracasso Escolar. Ensino Profissionalizante. Educação a Distância.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1762
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Paula Tavares.pdf857,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3-TCAE.pdf912,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA ASSINADA.pdf186,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1-DECLARAÇÃO.pdf314,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.