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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Paula-
dc.date.accessioned2021-05-12T10:58:13Z-
dc.date.available2021-05-09-
dc.date.available2021-05-12T10:58:13Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1762-
dc.description.abstractO tema central que guiou o presente estudo - refere-se à evasão escolar, com foco em cursos técnicos de educação à distância. Por ser um fenômeno com raízes históricas e sociológicas, é necessário um olhar atento por parte de educadores, instituições de pesquisas, órgãos e representantes educacionais que criam políticas públicas. Levando em consideração que a evasão escolar se manifesta negativamente em forma de fracasso e impedimento de avanços sociais, como o pleno exercício da cidadania, pesquisas com tal foco possuem relevância para promover o combate ou a minimização de seus efeitos. O objetivo do estudo foi buscar compreender os aspectos fundamentais relacionados à evasão em cursos desta modalidade. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, buscando cientificidade através de conceitos e teorizações de autores estudiosos da temática, com levantamento bibliográfico através de publicações em livros, artigos, dissertações e teses cujo tema se centrou na evasão e no fracasso escolar, em contextos educacionais de cursos profissionalizantes, como é o caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e do Programa Novos Caminhos. Os trabalhos pesquisados demonstraram que a evasão escolar apresenta causas variáveis, múltiplas e complexas. As principais dizem respeito a fatores como questões de cunho pessoal, falta de apoio institucional, pedagógico e administrativo, e falta de conhecimento e habilidade no uso de tecnologias.pt_BR
dc.description.resumoO tema central que guiou o presente estudo - refere-se à evasão escolar, com foco em cursos técnicos de educação à distância. Por ser um fenômeno com raízes históricas e sociológicas, é necessário um olhar atento por parte de educadores, instituições de pesquisas, órgãos e representantes educacionais que criam políticas públicas. Levando em consideração que a evasão escolar se manifesta negativamente em forma de fracasso e impedimento de avanços sociais, como o pleno exercício da cidadania, pesquisas com tal foco possuem relevância para promover o combate ou a minimização de seus efeitos. O objetivo do estudo foi buscar compreender os aspectos fundamentais relacionados à evasão em cursos desta modalidade. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, buscando cientificidade através de conceitos e teorizações de autores estudiosos da temática, com levantamento bibliográfico através de publicações em livros, artigos, dissertações e teses cujo tema se centrou na evasão e no fracasso escolar, em contextos educacionais de cursos profissionalizantes, como é o caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e do Programa Novos Caminhos. Os trabalhos pesquisados demonstraram que a evasão escolar apresenta causas variáveis, múltiplas e complexas. As principais dizem respeito a fatores como questões de cunho pessoal, falta de apoio institucional, pedagógico e administrativo, e falta de conhecimento e habilidade no uso de tecnologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Tavares de Souza (2019203302360022@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-17T16:43:38Z No. of bitstreams: 1 artigo_Paula Tavares.pdf: 877860 bytes, checksum: cc56bdc38c771f816b2578acf2228664 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Submissão duplicada e rejeita, pois além da duplicadade Prezada Paula Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE assinado por você e sua orientadora; - Folha de aprovação do trabalho assinada; - Falta ficha catalográfica do trabalho; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-04-19T11:21:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Tavares de Souza (2019203302360022@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-10T02:00:48Z No. of bitstreams: 2 artigo_Paula Tavares.pdf: 877860 bytes, checksum: cc56bdc38c771f816b2578acf2228664 (MD5) 3-TCAE.pdf: 934878 bytes, checksum: a8b8fff82350147256287a6bac10d0fc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada PAULA TAVARES DE SOUZA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:     A Ata de defesa (ou Folha de Aprovação) e a Ficha Catalográfica não foram anexadas à submissão. Tais documentos devem constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.     O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que a ata de Defesa estiver assinada e anexada, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIFGoiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-05-10T14:16:51Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Tavares de Souza (2019203302360022@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-12T02:32:56Z No. of bitstreams: 4 artigo_Paula Tavares.pdf: 877860 bytes, checksum: cc56bdc38c771f816b2578acf2228664 (MD5) 3-TCAE.pdf: 934878 bytes, checksum: a8b8fff82350147256287a6bac10d0fc (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 191114 bytes, checksum: d9ab7805dc34b9ef52ae89b73b9780a5 (MD5) 1-DECLARAÇÃO.pdf: 321806 bytes, checksum: 22658c2ffd5d08e92c3b8a0cca2d7a55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-12T10:57:08Z (GMT) No. of bitstreams: 4 artigo_Paula Tavares.pdf: 877860 bytes, checksum: cc56bdc38c771f816b2578acf2228664 (MD5) 3-TCAE.pdf: 934878 bytes, checksum: a8b8fff82350147256287a6bac10d0fc (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 191114 bytes, checksum: d9ab7805dc34b9ef52ae89b73b9780a5 (MD5) 1-DECLARAÇÃO.pdf: 321806 bytes, checksum: 22658c2ffd5d08e92c3b8a0cca2d7a55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-12T10:58:13Z (GMT). No. of bitstreams: 4 artigo_Paula Tavares.pdf: 877860 bytes, checksum: cc56bdc38c771f816b2578acf2228664 (MD5) 3-TCAE.pdf: 934878 bytes, checksum: a8b8fff82350147256287a6bac10d0fc (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 191114 bytes, checksum: d9ab7805dc34b9ef52ae89b73b9780a5 (MD5) 1-DECLARAÇÃO.pdf: 321806 bytes, checksum: 22658c2ffd5d08e92c3b8a0cca2d7a55 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão Escolar. Fracasso Escolar. Ensino Profissionalizante. Educação a Distância.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE CURSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA MINISTRADOS EM REGIME DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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