Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1753
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AFETIVIDADE NA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
metadata.dc.creator: Oliveira, Cleunice
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Lucianne
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Eneida
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Charles
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo foi desenvolvido durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. É fato que entre as disciplinas escolares, a matemática é a que geralmente deixa marcas negativas, sendo uma das disciplinas de alto índice de reprovação. Em vista a esse contexto: Qual a importância da dimensão afetiva no ambiente escolar e como a prática pedagógica dos professores favorece a aprendizagem matemática? Sendo assim, o objetivo do presente artigo foi compreender a importância da afetividade para uma aprendizagem significativa na disciplina de matemática e a formação continuada na busca de conhecer metodologias que beneficiem o processo de aprendizagem matemática. É uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados em referenciais bibliográficos e documentos, constituindo análise de literatura, as quais contribuíram para as discussões sobre os resultados e reflexões sobre a temática em estudo, com base nas ideias de autores: Freire (1996), Vygotsky (2010, 1984), Piaget (1973, 1967), Casassus (2008), D’Ambrosio (2009, 2001), entre outros. Os resultados mostraram que a prática de ensino dos professores de matemática, necessita estar em consonância com as necessidades afetivas, sociais e cognitivas dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento integral destes. O processo cognitivo e a afetividade trabalham juntos para proporcionar uma aprendizagem efetiva dos alunos. Sendo necessário que o professor esteja sempre atualizando-se na sua formação continuada, para a melhoria da prática em sala de aula e utilização de metodologias diversas, tornando assim, o ensino da matemática atrativo e significativo para os alunos. Portanto, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática é preciso que o ensino seja pautado na afetividade, relacionando com a formação do professor, inicial e continuada, voltado para a metodologia que favoreça a aprendizagem do aluno.
Abstract: This article was developed during the Lato Sensu Graduate Program in Teacher Training and Educational Practices at the Federal Goiano Institute - Campus Ceres. It is a fact that among school subjects, mathematics is the one that generally leaves negative marks, being one of the subjects with a high failure rate. In view of this context: What is the importance of the affective dimension in the school environment and how does the pedagogical practice of teachers favor mathematical learning? Thus, the objective of this article was to understand the importance of affectivity for meaningful learning in the discipline of mathematics and continuing education in the search for knowledge of methodologies that benefit the mathematical learning process. It is a qualitative research, with data collection in bibliographic references and documents, constituting an analysis of literature, which contributed to the discussions on the results and reflections on the theme under study, based on the ideas of authors: Freire (1996), Vygotsky (2010, 1984), Piaget (1973, 1967), Casassus (2008), D’Ambrosio (2009, 2001), among others. The results showed that the practice of mathematics teachers needs to be in line with students' affective, social and cognitive needs, contributing to their integral development. The cognitive process and affectivity work together to provide effective learning for students. It is necessary that the teacher is always up to date in his continuing education, to improve the practice in the classroom and use of different methodologies, thus making the teaching of mathematics attractive and meaningful for the students. Therefore, in order to improve the teaching-learning process in the discipline of mathematics, it is necessary that teaching be based on affectivity, relating to teacher training, initial and continuing, focused on the methodology that favors student learning.
Keywords: Matemática. Afetividade. Formação Continuada. Metodologias. Aprendizagem Significativa.
Mathematics. Affectivity. Continuing Education. Methodology. Meaningful Learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
Citation: OLIVEIRA, Cleunice Ribeiro de. Afetividade na Matemática: Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa. Ceres (GO), 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1753
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.