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dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Charles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7993182268768295pt_BR
dc.creatorOliveira, Cleunice-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818284767798513pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-03T11:23:19Z-
dc.date.available2021-05-03T11:23:19Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cleunice Ribeiro de. Afetividade na Matemática: Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa. Ceres (GO), 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1753-
dc.description.abstractThis article was developed during the Lato Sensu Graduate Program in Teacher Training and Educational Practices at the Federal Goiano Institute - Campus Ceres. It is a fact that among school subjects, mathematics is the one that generally leaves negative marks, being one of the subjects with a high failure rate. In view of this context: What is the importance of the affective dimension in the school environment and how does the pedagogical practice of teachers favor mathematical learning? Thus, the objective of this article was to understand the importance of affectivity for meaningful learning in the discipline of mathematics and continuing education in the search for knowledge of methodologies that benefit the mathematical learning process. It is a qualitative research, with data collection in bibliographic references and documents, constituting an analysis of literature, which contributed to the discussions on the results and reflections on the theme under study, based on the ideas of authors: Freire (1996), Vygotsky (2010, 1984), Piaget (1973, 1967), Casassus (2008), D’Ambrosio (2009, 2001), among others. The results showed that the practice of mathematics teachers needs to be in line with students' affective, social and cognitive needs, contributing to their integral development. The cognitive process and affectivity work together to provide effective learning for students. It is necessary that the teacher is always up to date in his continuing education, to improve the practice in the classroom and use of different methodologies, thus making the teaching of mathematics attractive and meaningful for the students. Therefore, in order to improve the teaching-learning process in the discipline of mathematics, it is necessary that teaching be based on affectivity, relating to teacher training, initial and continuing, focused on the methodology that favors student learning.pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo foi desenvolvido durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. É fato que entre as disciplinas escolares, a matemática é a que geralmente deixa marcas negativas, sendo uma das disciplinas de alto índice de reprovação. Em vista a esse contexto: Qual a importância da dimensão afetiva no ambiente escolar e como a prática pedagógica dos professores favorece a aprendizagem matemática? Sendo assim, o objetivo do presente artigo foi compreender a importância da afetividade para uma aprendizagem significativa na disciplina de matemática e a formação continuada na busca de conhecer metodologias que beneficiem o processo de aprendizagem matemática. É uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados em referenciais bibliográficos e documentos, constituindo análise de literatura, as quais contribuíram para as discussões sobre os resultados e reflexões sobre a temática em estudo, com base nas ideias de autores: Freire (1996), Vygotsky (2010, 1984), Piaget (1973, 1967), Casassus (2008), D’Ambrosio (2009, 2001), entre outros. Os resultados mostraram que a prática de ensino dos professores de matemática, necessita estar em consonância com as necessidades afetivas, sociais e cognitivas dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento integral destes. O processo cognitivo e a afetividade trabalham juntos para proporcionar uma aprendizagem efetiva dos alunos. Sendo necessário que o professor esteja sempre atualizando-se na sua formação continuada, para a melhoria da prática em sala de aula e utilização de metodologias diversas, tornando assim, o ensino da matemática atrativo e significativo para os alunos. Portanto, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de matemática é preciso que o ensino seja pautado na afetividade, relacionando com a formação do professor, inicial e continuada, voltado para a metodologia que favoreça a aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleunice Ribeiro de Oliveira (2019203302360375@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-01T16:24:34Z No. of bitstreams: 4 Afetividade na Matemática - Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa.pdf: 228033 bytes, checksum: aa67391e5c7e7fbfa6a6a29ca8074989 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO (2).pdf: 117960 bytes, checksum: 6971a38d451f44c89d356e25995e407b (MD5) TCAE - Termo de Autorização.pdf: 241756 bytes, checksum: 99a1cd0b9737d6588dd0bf0f11f6bd6c (MD5) Declaração de nada consta.pdf: 40130 bytes, checksum: 9e63f483f14113f7320240b96d9e6667 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-03T11:21:23Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Afetividade na Matemática - Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa.pdf: 228033 bytes, checksum: aa67391e5c7e7fbfa6a6a29ca8074989 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO (2).pdf: 117960 bytes, checksum: 6971a38d451f44c89d356e25995e407b (MD5) TCAE - Termo de Autorização.pdf: 241756 bytes, checksum: 99a1cd0b9737d6588dd0bf0f11f6bd6c (MD5) Declaração de nada consta.pdf: 40130 bytes, checksum: 9e63f483f14113f7320240b96d9e6667 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. BRASIL. Ministério da Educação. Formação de Professores será norteada pelas regras da BNCC. 2018. Portal mec.gov.br. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/contenti/article/211-noticias/218175739/72141-formacao-de-professores-sera-norteada-pelas-regras-da-bncc?Itemid=164. Acesso em: 02 de fevereiro de 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília-DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 de fevereiro de 2021. BONFIM, Paula. A cultura do voluntariado no Brasil: determinações econômicas e de política na atualidade. São Paulo. Cortez, 2010. CASASSUS, Juan. O clima emocional é essencial para haver aprendizagem. Revista Nova Escola nº 218. Dezembro de 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/clima-emocional-essencial-haver-aprendizagem-428245.shtml. Acesso em: 04 de fevereiro de 2021. 13 CHACON, Ines Maria Gomez. Matemática emocional – os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre. Artmed, 2003. COSTA, Keyla Soares da; SOUZA, Keila Melo de. O Aspecto Sócio-Afetivo no Processo Ensino Aprendizagem na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon. 2006. Disponível em: http://www.educacaooline.pro.br. Acesso: em 02, fevereiro de 2021. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. Coleção Perspectiva em Educação Matemática. Campinas, Papirus, 17ª edição, 2009. Disponível em: www.iftmituiuba.com.br>...PDE. Acesso em: 23/02/2021. ____________, Ubiratan. Educação Matemática da Teoria à Prática. Coleção Perspectiva em Educação Matemática. Campinas, Papirus, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, Coleção Leitura, 1996. FREIRE, Madalena. O sentido da aprendizagem. In: Paixão de aprender. Petrópolis – RJ. Vozes, 1992. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral, 6º edição. Editora Ática. São Paulo, 1999. MATTOS, Sandra Maria Nascimento. Comportamento expressos pelo professor de Matemática em sala de aula: A visão de alunos brasileiros do Ensino Fundamental II. Revista online de Acta Latinoamericano de Matemática Educativa. Sección 4/EL Pensamiento del profesor, SUS prácticas y Elementos para SU formación Profesional. Vol. 31, número 1 ano 2018. MEDEIROS, M. F. de. O papel da afetividade na relação professor e aluno e suas implicações na aprendizagem. Revista online de Política e Gestão Educacional. V. 21, n. Esp. 2, p. 1165 – 1178, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10179. Acesso em: 03 de fevereiro de 2021. NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatuis. As Teorias da Aprendizagem e suas implicações no ensino Matemática. Maringá, vol. 29, Nº 1, p. 83-92, 2007. NÓVOA, António Sampaio da. Escola Nova. A Revista do Professor. Ed. Abril. p. 23, Ano 2002. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br. Acesso em: 02 de fevereiro de 2021. PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973. ________, Jean. Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Florense, 1967. TORISU, Edmilson Minoru; FERREIRA, Ana Cristina. A teoria social cognitiva e o ensino aprendizagem da matemática: Considerações sobre as crenças de autoeficácia matemática. Ciência e Cognição. Ouro Preto – MG, vol. 14, 168 – 177, 2009. 14 VARGAS, Vanda Bressan. Que papel pode exercer a afetividade na transição do 5º para 6º ano do Ensino Fundamental. Caderno Pedagógico. Os desafios da escola Pública – Paranaense na perspectiva do professor PDE – Produções Didático-Pedagógicos. Paraná. Governo do Estado. Secretaria da Educação – versão online. 2016. ISNB 978-85-8015-094-0 caderno PDE. Disponível em: www.gestãoescolar.diadia.pr.gov.br. Acesso em: 05/02/2021 VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010. ______, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Trad – M. Resende Lisboa, Antidoto, A formação social da mente. Trad. José Apolla Neto et al. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984. WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clinica: Uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro. DPMA, 1997. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática. Afetividade. Formação Continuada. Metodologias. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.subjectMathematics. Affectivity. Continuing Education. Methodology. Meaningful Learning.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAFETIVIDADE NA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas



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