Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PAPEL DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS OLHARES
Autor(es): Vaz, Lucélio
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma
Primeiro Membro da Banca: Inocêncio, Maria
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Jussara
Resumo: O presente artigo, objetiva apresentar uma discussão, pautada em diferentes análises de literatura dos autores referências, como Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), entre outros, sobre a Docência no Ensino Superior e a sua influência para a formação de profissionais da educação no Brasil. Os objetivos específicos são: (i) analisar o contexto da Docência no Ensino Superior no Brasil e (ii) investigar sobre a formação de professores para o mercado de trabalho brasileiro. A metodologia determinada foi a de cunho qualitativo, a qual preza por uma investigação sobre a realidade social deste grupo em específico, os professores. A análise teórica e documental (LDB/96), sobretudo, ao considerar a inerente diversidade e complexidade da temática proposta, foi basilar para a construção textual. As discussões encontram-se divididas, em duas partes. Na primeira, discute-se sobre a Docência no Ensino Superior. Já, na segunda, de forma complementar, as reflexões se pautam na formação do professor para o mercado de trabalho. O questionamento que norteia o presente texto consiste no seguinte: qual é o contexto da docência do ensino superior no Brasil e a importância do processo de ensino-aprendizagem na formação dos diversos profissionais da educação das escolas brasileiras?
Abstract: This article aims to present a discussion, based on different literature analyzes of the reference authors, such as Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), among others, about Teaching in Teaching Higher Education and its influence on the training of education professionals in Brazil. The specific objectives are: (i) to analyze the context of Teaching in Higher Education in Brazil and (ii) to investigate the formation of teachers for the Brazilian labor market. The methodology determined was that of a qualitative nature, which values ​​an investigation into the social reality of this specific group, the teachers. The theoretical and documentary analysis (LDB / 96), above all, when considering the inherent diversity and complexity of the proposed theme, was fundamental for the textual construction. The discussions are divided into two parts. In the first, it is discussed about Teaching in Higher Education. In the second, in a complementary way, the reflections are based on teacher training for the job market. The question that guides this text consists of the following: what is the context of higher education teaching in Brazil and the importance of the teaching-learning process in the training of the various education professionals in Brazilian schools?
Palavras-chave: Docência. Ensino Superior. Formação de professores. Mercado de Trabalho.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Lucélio IF .pdf358,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf133,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.