Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Inocêncio, Maria-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jussara-
dc.creatorVaz, Lucélio-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9778386CA3F558E9831ECE31C00D8F74pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T22:33:11Z-
dc.date.available2021-04-12T22:33:11Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725-
dc.description.abstractThis article aims to present a discussion, based on different literature analyzes of the reference authors, such as Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), among others, about Teaching in Teaching Higher Education and its influence on the training of education professionals in Brazil. The specific objectives are: (i) to analyze the context of Teaching in Higher Education in Brazil and (ii) to investigate the formation of teachers for the Brazilian labor market. The methodology determined was that of a qualitative nature, which values ​​an investigation into the social reality of this specific group, the teachers. The theoretical and documentary analysis (LDB / 96), above all, when considering the inherent diversity and complexity of the proposed theme, was fundamental for the textual construction. The discussions are divided into two parts. In the first, it is discussed about Teaching in Higher Education. In the second, in a complementary way, the reflections are based on teacher training for the job market. The question that guides this text consists of the following: what is the context of higher education teaching in Brazil and the importance of the teaching-learning process in the training of the various education professionals in Brazilian schools?pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, objetiva apresentar uma discussão, pautada em diferentes análises de literatura dos autores referências, como Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), entre outros, sobre a Docência no Ensino Superior e a sua influência para a formação de profissionais da educação no Brasil. Os objetivos específicos são: (i) analisar o contexto da Docência no Ensino Superior no Brasil e (ii) investigar sobre a formação de professores para o mercado de trabalho brasileiro. A metodologia determinada foi a de cunho qualitativo, a qual preza por uma investigação sobre a realidade social deste grupo em específico, os professores. A análise teórica e documental (LDB/96), sobretudo, ao considerar a inerente diversidade e complexidade da temática proposta, foi basilar para a construção textual. As discussões encontram-se divididas, em duas partes. Na primeira, discute-se sobre a Docência no Ensino Superior. Já, na segunda, de forma complementar, as reflexões se pautam na formação do professor para o mercado de trabalho. O questionamento que norteia o presente texto consiste no seguinte: qual é o contexto da docência do ensino superior no Brasil e a importância do processo de ensino-aprendizagem na formação dos diversos profissionais da educação das escolas brasileiras?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-01T16:10:53Z No. of bitstreams: 1 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado LUCÉLIO, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) nãofoi anexado à submissão. Tal documento deve constar,obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura oTermo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelosadministradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es)devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formatoPDF dessa versão, com as devidas comprovaçõessolicitadas de aprovação dessa versão contendo, em umúnico arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha derosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa,6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,   on 2021-04-01T17:26:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T00:26:54Z No. of bitstreams: 1 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br), reason: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba Termo de Autorização, podendo ser encontrado no seguinte link:   https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE__Termo_de_autorizacao.pdf    O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIFGoiano:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2021-04-05T11:37:27Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-11T16:34:16Z No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-12T22:29:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-12T22:31:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-12T22:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocência. Ensino Superior. Formação de professores. Mercado de Trabalho.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PAPEL DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS OLHARESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Lucélio IF .pdf358,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf133,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.