Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Hilma | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Inocêncio, Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Jussara | - |
dc.creator | Vaz, Lucélio | - |
dc.creator.Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=9778386CA3F558E9831ECE31C00D8F74 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T22:33:11Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T22:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1725 | - |
dc.description.abstract | This article aims to present a discussion, based on different literature analyzes of the reference authors, such as Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), among others, about Teaching in Teaching Higher Education and its influence on the training of education professionals in Brazil. The specific objectives are: (i) to analyze the context of Teaching in Higher Education in Brazil and (ii) to investigate the formation of teachers for the Brazilian labor market. The methodology determined was that of a qualitative nature, which values an investigation into the social reality of this specific group, the teachers. The theoretical and documentary analysis (LDB / 96), above all, when considering the inherent diversity and complexity of the proposed theme, was fundamental for the textual construction. The discussions are divided into two parts. In the first, it is discussed about Teaching in Higher Education. In the second, in a complementary way, the reflections are based on teacher training for the job market. The question that guides this text consists of the following: what is the context of higher education teaching in Brazil and the importance of the teaching-learning process in the training of the various education professionals in Brazilian schools? | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo, objetiva apresentar uma discussão, pautada em diferentes análises de literatura dos autores referências, como Masetto (2018), Cunha (2013, 2016), Moreira (2012), Ferreira (2010), entre outros, sobre a Docência no Ensino Superior e a sua influência para a formação de profissionais da educação no Brasil. Os objetivos específicos são: (i) analisar o contexto da Docência no Ensino Superior no Brasil e (ii) investigar sobre a formação de professores para o mercado de trabalho brasileiro. A metodologia determinada foi a de cunho qualitativo, a qual preza por uma investigação sobre a realidade social deste grupo em específico, os professores. A análise teórica e documental (LDB/96), sobretudo, ao considerar a inerente diversidade e complexidade da temática proposta, foi basilar para a construção textual. As discussões encontram-se divididas, em duas partes. Na primeira, discute-se sobre a Docência no Ensino Superior. Já, na segunda, de forma complementar, as reflexões se pautam na formação do professor para o mercado de trabalho. O questionamento que norteia o presente texto consiste no seguinte: qual é o contexto da docência do ensino superior no Brasil e a importância do processo de ensino-aprendizagem na formação dos diversos profissionais da educação das escolas brasileiras? | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-01T16:10:53Z No. of bitstreams: 1 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado LUCÉLIO, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) nãofoi anexado à submissão. Tal documento deve constar,obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura oTermo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelosadministradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es)devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formatoPDF dessa versão, com as devidas comprovaçõessolicitadas de aprovação dessa versão contendo, em umúnico arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha derosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa,6º restante do trabalho. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pelaplataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrarnovamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-04-01T17:26:34Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-05T00:26:54Z No. of bitstreams: 1 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br), reason: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. Tal documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o Termo não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba Termo de Autorização, podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE__Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIFGoiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf on 2021-04-05T11:37:27Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Lucélio Cardoso Vaz (2019212301630165@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-11T16:34:16Z No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-12T22:29:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-12T22:31:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-12T22:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Lucélio IF .pdf: 366821 bytes, checksum: d8a97334ccce0e61f90592e975a1e760 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf: 136590 bytes, checksum: 560efe42468858d23bda8719b9d95f01 (MD5) Previous issue date: 2021-03-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência. Ensino Superior. Formação de professores. Mercado de Trabalho. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS OLHARES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Lucélio IF .pdf | 358,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_-_Termo_de_autorizacao LUCÉLIO.pdf | 133,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.